Ocorreu na ASSER Porto Ferreira, nos meses de agosto e setembro de 2013, o Curso Extensão em Língua Brasileira de Sinais que apresentou como objetivos principais oferecer conhecimentos básicos introdutórios a LIBRAS envolvendo vocabulário, configuração de mãos e organização espaço-temporal dos sinais, bem como, analisar as bases de LIBRAS do ponto de vista lingüístico: fonética e fonologia, morfologia, sintaxe, semântica e pragmática.
O curso foi ministrado pela fonoaudióloga Carina Borges e pelo Profº Rogério de Carvalho Pinheiro , coordenado pelas Professoras Keila Marcondes e Rita Petrenas.
O curso de extensão, geralmente organizados em torno de 40h ( quarenta), tem por proposta subsidiar os alunos em conteúdos relevantes dos cursos de graduação oferecidos pela instituição e também a inserção da comunidade no contexto acadêmico, ampliando o nível de conhecimento e aprendizado.