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19/08/2013

Gestão para Micro e Pequenas Empresas



O curso de Gestão para Micro e Pequenas Empresas foi desenvolvido a partir de uma metodologia testada no âmbito das empresas de pequeno e médio porte por mais de 8 anos; trabalho este que vem sendo realizado por uma empresa especializada em assessoria às micro e pequenas empresas.

O conteúdo deste trabalho foi selecionado e transformado em um manual de gestão com 116 páginas, cuja grade do curso é para agregar conhecimento àquelas pessoas que desejam aprender para empreender, gerir negócios com risco calculado, reduzindo desta forma, o índice de fracasso no mercado.

Cases:

Os "cases"que serviram de piloto são empresas e indústrias reconhecidas no mercado pelo sucesso que alcançaram no tempo médio de 3 a 4 anos de gestão superando o limite da receita bruta anual do SIMPLES com lucratividade de 27,0% a 30,0% nos mais variado segmentos econômicos.

Objetivo:

O curso tem como objetivo capacitar também pessoas que não tiveram uma formação centrada na administração de empresas, é uma oportunidade para aqueles que desejam empreender negócios e conhecer as principais ferramentas de gestão, destinando-se a profissionais que buscam aprofundamento e atualização relacionadas as atividades práticas da rotina da administração, focada no segmento das Micro e Pequenas Empresas.

Resumo:

O curso está estruturado em 4 módulos com carga horária total de 36 horas, metodicamente elaborado, atende também as pessoas que não tiveram a chance de cursar graduação em administração de empresas, que aprenderam a gerir negócios baseando-se em metodologias empíricas, fora dos parâmetros fundamentais da administração estratégica.

Objetivos específicos: 

  • Capacitar profissionais para enfrentar os problemas do cotidiano empresarial;
  • Discutir conceitos, princípios, técnicas e processos de gestão empresarial;
  • Desenvolver os participantes para atuarem como gestores estratégicos nas organizações;
  • Analisar ferramentas de gestão voltadas para a melhoria do desempenho e produtividade;
  • Estimular o desenvolvimento de uma cultura estratégica de gestão que permita a organização com vantagens competitivas;
  • Conhecer as rotinas organizacionais de Contas a Pagar, a Receber, Faturamento e RH;
  • Aprender a elaborar Planejamento Estratégico por 12 meses, com metas e objetivos SMART.

Grade do Programa:

Módulo I - Empreendedorismo

  1. As principais características e comportamentos empreendedores;
  2. EVTE - Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica de projetos, produtos e negócios;
  3. Classificação jurídica e tributária;
  4. Abertura e legalização da empresa nos órgãos competentes.

Módulo II - Gestão Administrativa e Financeira

  1. Gestão Administrativa (rotinas organizacionais de gestão);
  2. Gestão de Recursos Humanos (rotinas organizacionais de RH);
  3. Gestão Financeira e Custos (Controles, Ficha Técnica e Markup de Vendas);
  4. Gestão da Produção e Estoques (Processos, Layout e Controles).

Módulo III - Planejamento Estratégico

  1. Planejamento Estratégico macro econômico e mensal, dentro do conceito SMART;
  2. Análise SWOT (Pontos Fortes, Pontos Fracos e Diferenciais Estratégicos);
  3. DRE e Balanço.

Módulo IV - Área Comercial

  1. PAM - Plano de Ação de Mercado, para consolidar o Planejamento Estratégico.

Aulas aos Sábados (Manhã ou Tarde).

Formação de turmas até 14 de setembro de 2013.

Mais informações na Secretaria da faculdade ou pelos telefones: 19.3585.6111/3589.6111.







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