Matrícula
Sua matrícula é semestral, conforme previsto no currículo de seu curso é um procedimento muito importante em sua vida acadêmica, uma vez que a matrícula garante a sua vaga e a possibilidade do cumprimento do currículo mínimo proposto pela IES para o curso.
Alguns lembretes sobre matrícula:
são feitas sempre no início de cada semestre letivo, normalmente nos meses de janeiro e julho, em datas divulgadas no Calendário Acadêmico e nos murais de avisos;
se você não puder requerer a matrícula na data prevista, para não perder a sua vaga, você pode autorizar alguém a fazê-la por você;
a não renovação da matrícula, no prazo regulamentar, será considerada como abandono do curso.
Alunos Matriculados por Período
São aqueles alunos que não têm nenhuma dependência e que se matriculam em todas as disciplinas oferecidas no respectivo período (semestre).
Alunos Matriculados por Disciplina
São aqueles que efetuam matrícula em disciplina de dois ou mais períodos (semestres) diferentes simultaneamente. É o caso de alunos que possuem dependências, que tenham eventualmente trancado a matrícula em períodos anteriores, ou ainda, aqueles que tenham cursado disciplinas em outras instituições. Nestes casos a matrícula deverá ser orientada pelo Coordenador do Curso.
Trancamento de Matrícula
Caso você tenha necessidade de interromper temporariamente seus estudos, poderá requerer junto à Secretaria:
trancamento total (em todas as disciplinas do semestre letivo; válido por dois períodos);
trancamento parcial (em algumas disciplinas de sua matrícula); desde que:
- o trancamento não seja efetivado no semestre em que ocorrer o ingresso no curso, quer seja por vestibular, transferência ou como portador de diploma de curso superior;
- o trancamento não ultrapasse o limite máximo de 02 (dois) anos consecutivos ou alternados;
- o trancamento seja solicitado no prazo estabelecido no Calendário Acadêmico.
- O tempo relativo ao trancamento de matrícula não é computado para efeito de integralização curricular dentro do prazo máximo determinado.
- A reabertura de matrícula trancada sujeita o aluno à adaptação curricular, quando necessário.
Jubilamento
O discente que não concluir o curso de graduação no prazo máximo fixado para integralização curricular (Decreto-Lei nº 464/69) será jubilado, ou seja, impedido de dar continuidade aos seus estudos na ESPF, sendo recusada a sua matrícula.
Pré-Requisitos; Co-Requisitos
Os pré-requisitos são condições prévias para a matrícula em determinadas disciplinas. Ou seja, algumas disciplinas, para serem cursadas, dependem de conhecimento prévio. Deste modo, o aluno que vier a ser reprovado, ou que não se matricular em disciplinas consideradas pré-requisito, não poderá dar sequência normal ao curso.
Os co-requisitos são condições simultâneas para a matrícula em determinadas disciplinas. Em outras palavras, a disciplina co-requisito exige a matrícula simultânea, isto é, no mesmo semestre, em outra disciplina.