Webinário “Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: perspectivas”

Na foto aparece um dos edifícios que está sendo pesquisado pelo grupo.

O grupo de pesquisa Cidade, Arquitetura e Patrimônio (GP CAP), sediado na UNICEP São Carlos, apresenta o webinário “Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo: perspectivas”, nos dias 12, 13 e 14 de agosto, das 16h às 18h.

De acordo com Ana Lúcia Cerávolo, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP, o evento marca a ampliação do grupo de pesquisa com o ingresso de professores do curso, será um momento de apresentação dos trabalhos e linhas de pesquisa. Também permitirá apresentar as pesquisas que vêm sendo desenvolvidas desde 2018, quando o grupo foi formalmente criado e inserido no diretório de grupos de pesquisa do CNPq.

“Dedicaremos uma parte do evento para discutir a pesquisa em história da arquitetura e do urbanismo, o processo de revisão historiográfica das últimas duas décadas e as perspectivas. Receberemos para um debate o Professor Titular Carlos Alberto Ferreira Martins, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, da Universidade de São Paulo, fundador e o primeiro Diretor (2011-16). Martins é arquiteto e urbanista formado Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, Mestre em História Social pela FFLCH da Universidade de São Paulo e Doutor pela EscuelaTécnica Superior de Arquitectura - Universidad Politécnica de Madrid. Coordena desde 1994 o ArqBrasLablat- Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil e na América Latina. É um dos principais nomes da história e crítica da arquitetura brasileira na atualidade. Foi presidente da ANPARQ - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo (2007-10). Para finalizar, teremos uma oficina interna de produção de projeto de pesquisa.”, explicou Ana.

Confira a programação:

12/08 – Abertura e apresentação do GP CAP, com Ana Lúcia Cerávolo e Adriana Almeida

Apresentação dos pesquisadores e docentes do GP CAP: Adriana Freybeger, Cintia Gomes, Elaine Jardim, Marcos Marchetti e Nora Cappello de Oliveira

Apresentação dos trabalhos de Iniciação Científica: Carlos Carrara, Cristiane Pereira, débora Coelho, Flávia Monteiro, Gabriela Peron e Marcos Pedrino.

13/08 – “A pesquisa em história da Arquitetura e do Urbanismo”, com Carlos A. Ferreira Martins, Prof. Títulas (IAU USP / ArqBrasLablat). Professor, pesquisador, orientador de Mestrado e Doutorado Coordenador desde 1994 do ArqBrasLablat – Grupo de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo no Brasil e na América Latina. Graduado pela FAU USP (1974). Mestre em História Social pela FFLCH USP (1988). Doutor pela Escuela Técnica Superior de Arquitetura – Universidad Politécnica de Madrid (1992)

14/08 – Oficina: como montar um projeto de pesquisa, com Profª Drª Ana Lúcia Cerávolo, Coordenadora e Docente do curso de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP. É uma das fundadoras do GP CAP e atua como pesquisadora nas linhas de pesquisa sobre História da Arquitetura Moderna e Patrimônio Cultural.

Atividade Interna do Grupo de Pesquisa Cidade, Arquitetura e Patrimônio aberta a interessados. Para participar faça a inscrição clique aqui!