VIII Simpósio da Enfermagem vai abordar a saúde da mulher

As mulheres representam a maioria da população brasileira (51,2%) e continuam sendo a maior clientela para os serviços de saúde, seja para cuidar da própria saúde ou para buscar assistência a familiares. 

Pensando nessa temática, o curso de Enfermagem da UNICEP realizará nos dias 23 e 24 de outubro, o seu 8º Simpósio, que  terá como enfoque   o enfermeiro e demais profissionais da saúde para que estejam cientes da  realidade que atuam e do que pode ser feito para mudá-la.

Segundo a coordenadora do curso, Tania Marcondes, as mulheres ainda possuem maior expectativa de vida que os homens e estão sujeitas às patologias específicas da sua fisiologia como o câncer do colo uterino e de mama, além do adoecimento relacionado à persistência das desigualdades de gênero.  “O câncer de colo do útero apresenta um dos mais altos potenciais de cura, chegando a 100%, quando diagnosticado e tratado em estágios iniciais ou em fases precursoras. Sua incidência aumenta a partir dos 30 anos de idade”, disse Tania, reforçando, também, sobre o outro tipo de câncer, o de mama. “A Organização Mundial da Saúde estima que, por ano, ocorram mais de 1.050.000 casos novos de câncer de mama em todo o mundo, o que o torna o  mais comum entre as mulheres e o número de casos  vem aumentando e, para isso, a principal contribuição do profissional enfermeiro para o atendimento da população feminina é prestar diariamente, uma assistência humana e que considere os diferentes perfis de mulheres e suas necessidades”, falou.

 Um dos grandes méritos dos profissionais enfermeiros, segundo Tania, e dos serviços de saúde, tem sido a ampliação, não só do acesso à assistência, mas também da qualidade desse trabalho, garantindo, cada vez mais, que a paciente seja considerada como um todo. “Entre suas atividades, ressalta-se a coleta do papanicoloau e a capacitação da mulher para a realização do auto exame de mama, buscando o diagnóstico mais precocemente, diminuindo as taxas de mortalidade entre as mulheres”, finalizou Tania.

As inscrições poderão ser feitas no dia. Confira a programação neste link: http://www.unicep.edu.br/evento-detalhe.php?ano=2018&id=8-simposio-de-enfermagem

 

Texto: Andrea Vergamini de Castro

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe