Vem aí o X Simpósio Continuado de Ciências Biológicas da UNICEP

De 03 a 05 de setembro, acontecerá o X Simpósio Continuado de Ciências Biológicas da UNICEP, sob o tema “Interdisciplinaridade na atuação do Biólogo”.

De acordo com o professor MSc. André Vessoni Alexandrino, esse tema foi escolhido em decorrência da inserção desse profissional em diversas áreas das Ciências Biológicas e da Saúde, “o que tem permitido a ocupação de nichos até então exclusivamente dominados por profissionais da Medicina Veterinária, Biomedicina, Bioquímica e Biotecnologia”.

“A profissão de biólogo envolve uma ampla gama de conhecimentos multidisciplinares que possibilita sua atuação em diversas áreas, dependendo de sua formação e habilitação. Consequentemente, esta atuação congruente aumentou a competição entre profissionais de diferentes áreas incluídas no eixo Ciências Biológicas-Saúde. O evento pretende discutir aspectos relevantes à atuação do biólogo nesse novo cenário de mercado de trabalho, abordando temas atuais da área, como a conservação da biodiversidade animal, consultoria e assessoria ambiental, biotecnologia e biologia molecular. Portanto, participar de reuniões científicas proporcionará uma formação mais crítica e holística que contribuirá para o bom exercício de suas atividades. ”, explicou a docente Profa. Dra. Elisete Márcia Corrêa.

E o prof. André continuou: “O plano de carreira individual do biólogo inicialmente visava quase exclusivamente à aprovação em concursos públicos e ao desenvolvimento de pesquisa vinculada à universidade.  Em um segundo momento, passou a existir oportunidade para atuação em corporações, enfrentando um mercado competitivo e com maior valoração do salário. Atualmente, o biólogo tem, também, a possibilidade de atuação como autônomo, gerindo sua própria carreira como uma pessoa jurídica. Entretanto, embora esta nova possibilidade de atuação apresente um potencial eminente, trata-se de uma estratégia incipiente e pouco explorada. Nesse sentido, tais questões serão enfatizadas na decima edição do simpósio, no qual egressos do curso, docentes e profissionais da área partilharão com os nossos acadêmicos as facilidades e dificuldades que encontraram em atuar como biólogos, tanto na área acadêmica quanto no mundo corporativo.”

Confira a programação do simpósio que acontecerá no Auditório 1 da UNICEP:

03/09 – terça-feira
19h às 22h – Mesa redonda: Todo dia é Ciência - A Interdisciplinaridade na Biologia, com a participação de egressos. Mediadores:  Dr. Alexandre Kannebley de Oliveira e MSc. André Vessoni Alexandrino (Docentes da UNICEP)

20h30 – COFFEE BREAK

04/09 – quarta-feira
19h às 20h30 – “A interdisciplinaridade na conservação das espécies animais”, com o Biólogo Fernando Siqueira Magnani, MPFauna Assessoria Ambiental Ltda e administrador - Parque Ecológico de São Carlos - "Dr. Antonio T. Vianna"

21h às 22h – “Vivência de um biólogo em Consultoria Ambiental”, com o Biólogo Fernando Siqueira Magnani, MPFauna Assessoria Ambiental Ltda e administrador - Parque Ecológico de São Carlos - " Dr. Antonio T. Vianna" e Dr. Alexandre Kannebley de Oliveira (Docente UNICEP)

05/09 – quinta-feira
19h às 20h30 – “Aplicação da Biotecnologia na área da saúde”, com o Biólogo, Doutor em Biologia Molecular, Prof. Dr. Anderson Cunha

21h às 22h – “Marcadores de DNA relacionados a saúde e Bem-estar”, com o Prof. Dr. Euclides Matheucci Jr, Diretor científico - DNA Consult Genética e Biotecnologia.

14/09quarta-feira
08h às 14h – Minicurso: “Aranhas Brasileiras – técnicas de coleta e Identificação”, com o Biólogo Flávio Diniz (Técnico de Laboratórios - UNICEP)