Vem aí o VIII Simpósio de Arquitetura e Urbanismo da UNICEP

De 04 a 22 de outubro a UNICEP realizará o VIII Simpósio de Arquitetura e Urbanismo, sob o tema “Os desafios da prática profissional do Arquiteto e Urbanista no cenário pós pandemia”. O evento será online.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ana Lúcia Cerávolo: “Todos fomos afetados pela pandemia sanitária de COVID-19 e os espaços em que vivemos também. Ou seja, o espaço que é a principal matéria prima do arquiteto e urbanista foi impactado pelas mudanças em nossa rotina. A pandemia ressaltou a importância de espaços abertos de uso coletivo para lazer e encontros seguros nas cidades. Também explicitou que os edifícios precisam ser mais flexíveis, adaptando-se à vida contemporânea e oferecendo áreas verdes e locais agradáveis.”.

Ainda segundo ela, os palestrantes foram escolhidos por sua vivência e experiência profissional, mesclando conhecimento prático e teórico. Foram convidados profissionais que tenham capacidade de refletir sobre o momento atual em diferentes escalas de atuação: da cidade ao edifício. “Também foram convidados alunos que participaram de concursos de projeto de arquitetura em 2020 e 2021 como uma prática educacional relevante para a formação dos nossos alunos, que complementou as atividades de estágio. Por fim, foram convidados ex-alunos que falarão sobre suas práticas profissionais e os desafios atuais do mercado de trabalho.”, Ana Lúcia contou.

A estudante, Joselanne Luiza Trajano Maia Bassoi, do 8º período do curso, falou que é um evento que traz para os alunos conhecimento extra, com profissionais que atuam em diversas áreas da arquitetura. “Seja na pesquisa ou na execução de projetos, esses profissionais, nos enriquecem com suas experiências e dificuldades em um mercado que é dinâmico, trazendo novas possibilidades na área da arquitetura”. Lembrando que o evento foi organizado pelo NDE (Núcleo Docente Estruturante) e contou com a colaboração dos membros do Conselho de curso, do qual a aluna faz parte.

Programação:

Dia 04 de outubro, segunda-feira, das 19h10 às 20h50 – Abertura – Evolução urbana da Av. Paulista: espaços coletivos, plugins e interfaces urbanas em centros lineares contemporâneos, com a Profa. Dra. Renata Priori Lima, Arquiteta e Urbanista (currículo completo no site do evento);

Dia 06 de outubro, quarta-feira, das 19h10 às 20h50 – Concursos de Arquitetura: a experiência no Laboratório Experimental em Arquitetura e Urbanismo (LEAU), UNICEP São Carlos, com a Profa. Dra. Adriana Freyberger, Coordenadora do LEAU e orientadora dos trabalhos, que atuará com apresentadora e mediadora:

Flávia Monteiro, Joselanne Luiza Bassoi e Vagne da Silva
Concurso de ideias para estudantes de escolas de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos
São Carlos, 2020-2021
Orientação: Adriana Freyberger e Itamiro Nogueira
Premiação: 3º lugar

Gabriela Peron e Marcos Pedrino Gonçalves
Concurso para Senegal Elementary School "Sambou Toura Drame"
Local: Senegal – África, 2020
Orientação: Adriana Freyberger e Itamiro Nogueira

Dia 14 de outubro, quinta-feira, das 19h10 às 20h50 – Sessão Revisita: a inserção profissional de ex-alunos do UNICEP São Carlos – Jéssica Tardivo e Marcelo Caraschi.

Jéssica Tardivo é Arquiteta e Urbanista (currículo completo no site do evento);

Marcelo Caraschi é Arquiteto e Urbanista (currículo completo no site do evento);

Dia 19 de outubro, terça-feira, das 19h10 às 20h50 – Política habitacional no Brasil e a construção de um campo profissional: Assistência Técnica (ATHIS), com Camila Moreno de Camargo, Arquiteta e Urbanista (currículo completo no site do evento);

Dia 22 de outubro, sexta-feira, das 19h10 às 20h50 – Encerramento – A urgência ambiental e a paisagem: espaços livres urbanos nas cidades pós pandemia, com Luciana Schenk, Arquiteta e Urbanista (currículo completo no site do evento).

Para assistir a palestra clique aqui!