Vem aí o Simpósio online de Pedagogia Presencial e EaD

De 13 a 16 de outubro acontece o Simpósio de Pedagogia Presencial e EaD sob o tema “Paradigmas e desafios atuais”.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia Presencial, Profa. Dra. Ana Claudia Figueiredo Rebolho, o título do simpósio se deu devido ao momento em que as metodologias ativas foram cruciais, em vista ao isolamento. “Temas importantes tornaram-se emergentes, como a violência contra as mulheres e crianças, ataques racistas, entre outros. Estes paradigmas embora não sejam inéditos, necessitam ser discutidos e analisados também segundo um olhar pedagógico”, afirmou.

Para se inscrever no evento e garantir seu certificado, clique aqui!

Confira a programação:

Dia 13 de outubro, terça-feira, às 19h30 – “Metodologias Ativas”, com o Prof. Dr. João Virgílio Tagliavini, da UFSCar.

João Virgílio é professor Associado no Departamento de Educação da UFSCar, e é credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação, na linha de História, Filosofia e Sociologia da Educação. Fez mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela UFSCar (1999) e pós-doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atua principalmente nos temas: educação, ensino superior (projeto pedagógico e avaliação), formação docente para o ensino superior, direito, filosofia e ensino do direito. Pertence ao banco de avaliadores do INEP. Fez três Estágios de Pós-Doutorado: Faculdade de Educação da Universidade de CAMPINAS, Faculdade de Direito de Recife (UFPE) e Faculdade de Direito da UFBA (Federal da Bahia).

Dia 14 de outubro, quarta-feira, às 19h30 – “Violência Contra a Mulher”, com a Prof.ª Dr.ª Roseli Rodrigues de Mello da UFSCar.

Roseli Rodrigues de Mello é Professora Titular do quadro docente efetivo da Universidade Federal de São Carlos, junto ao Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Atua na Licenciatura em Pedagogia e na Pós-Graduação em Educação. Fundou o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), em 2002, e está à frente de sua coordenação. Transferiu para o Brasil a transformação de escolas em Comunidades de Aprendizagem e as Tertúlias Literárias Dialógicas. Foi coordenadora do Programa de Ações Afirmativas da UFSCar entre 2012 e 2013. Desenvolveu pós-doutorado em Sociologia e Educação junto à Comunidade de Pesquisa em Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona (2001-2002), a qual integra como pesquisadora.

Dia 15 de outubro, quinta-feira, às 19h30 – “Autoproteção no enfrentamento à violência sexual contra crianças”, com a Prof.ª Ms. Carolina Arcari da Unesp.

Caroline Arcari é escritora, pedagoga, mestra em Educação Sexual pela UNESP e proprietária da Editora Caqui. Pesquisadora na área de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes, é escritora do best seller PIPO E FIFI: ensinando proteção contra violência sexual.

Dia 16 de outubro, sexta-feira, às 19h30 – “Educação Antirracista”, com a Prof.ª Elisa Machado da UniCEU.
Elisa dos Santos Machado é formada em Magistério pelo CEFAM Butantã em 2002. De 2003 a 2019 atuou como Professora de Educação Infantil, em CEIs da rede conveniada. Recém formada em Pedagogia pelo UniCEU/São Camilo. Recentemente aprovada no Concurso Público da cidade de Osasco – SP e, há nove meses, atua na Creche Alha Elias Abib, como Professora do Berçário II.

Informações, clique aqui!