Vem aí o 20º Simpósio de Fisioterapia da UNICEP

Nos dias 25, 26 e 27 de maio acontecerá o 20º Simpósio de Fisioterapia da UNICEP. O evento trará para debate os temas: UTI neonatal, acupuntura auricular e tratamento de queimaduras.

De acordo com Sandra Regina Macedo, estudante do 5º período do curso, a escolha dos temas foi feita com a participação de todos os integrantes da comissão e com o apoio da professora Heloisa. “Visamos mostrar o quanto é vasta as áreas de atuação para um fisioterapeuta, e a importância de termos contato com todas as áreas, para buscar conhecimento”, contou a estudante que integra a comissão organizadora do evento.

E explicou: “Participar do simpósio vai proporcionar aos alunos um ganho de conhecimento imensurável, pois os temas são distintos e cada um abrangerá suas principais questões, esclarecendo as dúvidas e deixando claro como deve ser feita a abordagem aos pacientes”.

Sandra ainda convidou os estudantes para fazer perguntas aos palestrantes. Envie sua dúvida para o e-mail: simposiofisioterapia@unicep.com.br

Confira a programação:

25 de maio, terça-feira – “Atuação da fisioterapia na UTI Neonatal”, com Flávia Feliciano Malachini

Bacharel em Fisioterapia, Especialização em Fisioterapia Hospitalar com Enfoque em UTI e em Fisioterapia Geriátrica. Cursou o Aperfeiçoamento Profissional em Fisioterapia Geriátrica. Tem experiência profissional nas áreas de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Motora em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Experiência em UTI Geral Adulto Pediátrica e Neonatal, com passagens por UTI Coronariana Adulto, Home Care com uso de Ventilação Mecânica Domiciliar com enfoque em pacientes geriátricos. Elaboração de rotinas de tratamento em Fisioterapia Respiratória e Motora em todo o âmbito hospitalar, destacando a mobilização precoce na UTI, bem como a avaliação global do paciente/cliente e determinação do tratamento fisioterápico pertinente, desde a admissão até a alta hospitalar. Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Unimed São Carlos, atuante nas Unidades de Terapia Intensiva e Enfermaria bem como na Santa Casa de Misericórdia de São Carlos.

26 de maio, quarta-feira – “Acupuntura Auricular: da filosofia à prática”, com a Prof.ª Dr.ª Sabrina Corral Mulato.

Possui graduação em Fisioterapia. Mestre em Enfermagem; Doutora em Ciências, Pós-doutoramento - Promoção de Saúde e Formação de Recursos Humanos. Possui formação Lato Sensu em Acupuntura Sistêmica. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação para a saúde, estresse, acupuntura, saúde da mulher, patologia, técnicas de massagem, práticas complementares aplicadas à estética, metodologia científica e didática do ensino superior. Atua como docente do curso de Pós-Graduação em Acupuntura Sistêmica, além dos cursos de Acupuntura Auricular e Auriculoterapia, Técnicas Complementares para o Controle da Dor, curso de Práticas de Acupuntura - da concepção à infância. Atuou como Acupunturista no Grupo São Francisco Saúde. Atua como docente e coordenadora auxiliar no curso Tecnológico Superior em Estética e Cosmética.

27 de maio, quinta-feira – “Fisioterapia no tratamento de queimaduras”, com Marilene de Paula Massoli

Fisioterapeuta, foi Fisioterapeuta da Unidade de Tratamento de Queimados do Hospital João XXIII (CTII, enfermaria e ambulatório de 1991 a 2017). Ministra cursos livres e palestras na área de queimaduras. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras - Regional Minas - 2019/2020. Atualmente se dedica ao tratamento de sequelas funcionais e cicatrizes.