Vem aí o 10º simpósio de Educação Física

De 05 a 07 de novembro acontecerá o 10º simpósio de Educação Física da UNICEP. O evento reunirá grandes nomes do esporte que trarão muita experiência para os participantes.

De acordo com o coordenador do curso Germano Mongeli Peneireiro a primeira live trará a influência e relação de diferentes aspectos do treinamento físico-técnico no voleibol. Já a segunda descreverá os efeitos agudos do uso de diferentes tipos de máscaras (ex.: máscara cirúrgica, FFP2/N95) durante a prática de exercícios físicos sobre os parâmetros cardíacos, hemodinâmicos, pulmonares, metabólicos e de percepção de esforço. E a úlitma live irá mostrar: O que é dança? O que é Educação Física? Qual o objeto de estudos da Educação Física? Por que a dança na Educação Física? Interfaces da Dança e Educação; compartilhando experiências.

LIVE 1
Dia 05 de novembro, quinta-feira, às 20h – “Treinamento do voleibol: abordagem físico-técnico”, com Professor Dr. José Elias de Proença, Preparador Físico da Seleção Feminina de Voleibol desde 2003 e Wagner Luiz Coppini Fernandes (Wagão), Assistente Técnico do São Paulo FC/Barueri VC.

Professor Dr. José Elias de Proença (CREF: 3318- G/SP) é profissional de Educação Física (USP); Mestre em Educação Física (USP); Doutor em Psicologia (USP); Bicampeão Olímpico (Pequim 2008 e Londres 2012); Coordenador de Educação Física do Colégio Magno – SP; Coordenador Técnico do Centro dois Andares – SP (vinculado ao Instituto Esportes e Educação).

Wagão é Profissional de Educação Física (FEFISA) - (CREF- 059052 – G/SP); Técnico nível V da CBV; Técnico Seleção feminina sub-23; Assistente Técnico Seleção Feminina Principal; Campeão Olímpico Londres 2012; Campeão Mundial sub-23.

LIVE 2
Dia 06 de novembro, sexta-feira, às 20h – “Será que o uso e o tipo de máscara prejudicam as respostas fisiológicas ao exercício físico?”, com Guilherme Borges Pereira, doutorado em Ciências Fisiológicas pelo PIPGCF UFSCar/Unesp.

Guilherme é Doutor em Ciências Fisiológicas pela UFSCar com período sanduíche na School of Kinesiology, Recreation & Sport from Western Kentucky University (EUA); Atualmente, é docente do Departamento de Ciências Fisiológicas e orientador no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas UFSCar/Unesp; Na graduação ministra a disciplina de Fisiologia Humana para os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde e na pós-graduação a disciplina de Imunofisiologia e Exercício Físico.

LIVE 3
Dia 07 de novembro, sábado, às 14h – “Interfaces entre a Dança e a Educação Física”, com Profa. MS. Telma Cristiane Gaspari, Licenciada em Educação Física e Motricidade Humana e Mestre em Ciências da Motricidade.

Telma tem Mestrado em Ciências da Motricidade (UNESP Rio Claro); Licenciatura em Educação Física e Motricidade Humana pela UFSCar (São Carlos); DRT: Artista – função de bailarina;  Direção geral do I, II e III Festival de Dança da FAFIBE – Arte em Movimento (Bebedouro); Professora da disciplina Dança para o curso de Bacharel em Educação Física da FAFIBE entre 2004 a 2011 – (Bebedouro) e no UNIFEB entre 2013 a 2016 (Barretos); Integrante da Urze Cia de Dança; Professora de dança efetiva pela Secretaria de Educação e Cultura no município de Matão; Elaboração do material didático mediacional de Dança para os cursos de Bacharelado em Educação Física EAD das Faculdades Claretianas de Batatais; Autora do livro “A dança contemporânea da Urze Companhia de Dança” (2016).

Informações do evento no site, clique aqui!