Vem aí a 15ºedição do simpósio “O sol nasceu para todos” da UNICEP!

Nos dias 17 e 18 de novembro, a UNICEP realizará o 15º simpósio “O sol nasceu para todos: uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade”. Esse ano, mais uma vez, o evento será online. E todos os participantes ganharão certificado de participação. O evento conta com a participação de Intérpretes de Libras.

De acordo com um dos organizadores, o docente da UNICEP, Prof. Dr. Edison Martins Miron: “Todo ano, procuramos trazer profissionais que tratem de temas atuais, e principalmente, que possam compartilhar experiências e conhecimentos que agreguem valor aos participantes. Compartilhar conhecimentos específicos no que se refere a pessoa com deficiência é primordial para que os preceitos da inclusão sejam cada vez mais discutidos e aconteçam verdadeiramente na prática.”.

E explicou: “Esse ano, teremos a oportunidade de conhecer trabalhos interessantes que foram e são desenvolvidos por diferentes profissionais, além de, conhecer um pouco mais sobre o treinamento de um cão guia, e como ele influencia positivamente na vida do usuário! Serão dois dias de muito aprendizado.”.

Para finalizar ele afirmou: “Esta será uma excelente oportunidade para que, estudantes de todas as áreas de conhecimento, assim como profissionais diversos, tenham consciência sobre a importância da formação e do preparo profissional, como base para atender demandas da população de maneira geral, e em particular, de pessoas com algum tipo de deficiência.”.

Confira a programação do evento:

Dia 17

19h10 – Abertura com professor Msc. Hilário Domingues Neto, idealizador do evento

19h20 às 19h50 – “Atuação do psicólogo em uma instituição de atendimento especializado: possibilidades e desafios”, com Leila Branco, da APAE Itirapina e egressa da UNICEP

19h50 às 20h30 – “Cão guia e qualidade de vida: vivências inclusivas de instrutores e usuários”, com Marcelo Panico, tem 50 anos de idade, é uma pessoa cega. Perdeu a visão aos 33 anos de idade, é advogado e administrador de empresas, e atualmente trabalha na área de advocacy na Fundação Dorina Nowill; Thiago Souza Aguiar, Responsável técnico do Instituto IRIS Cão-Guia; e Lara Zanon, atualmente socializadora da Zoe cão-guia do Instituto IRIS.

Dia 18

19h20 às 19h50 – “Trajetória esportiva: desafios e possiblidades vivenciadas pelo técnico e atleta paraolímpico”, com Miguel Junio, Técnico da Seleção Brasileira de Para-Thriatlon e Carlos Rafael Viana (Carlinhos), Atleta do Thriatlon Paralímpico

19h50 às 20h30 – “Jogos digitais e não digitais: ferramenta agregadora e de cuidado para diferentes públicos”, com Dra. Ana Lúcia Nakamura.

Para participar basta acessar o site do evento, clique aqui!