Veja por onde anda o egresso de Publicidade da UNICEP, Alexandre!

O egresso do curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP, Alexandre José Soares, concluiu a graduação em 2017, e é mais um aluno em que afirma que foi escolhido pelo curso no decorrer da sua trajetória e que hoje faz o que gosta em um lugar que ama.

“Não escolhi a Publicidade, ela me escolheu. Durante 11 anos trabalhei como metalúrgico em uma empresa de Porto Ferreira, cidade que eu morava antes de vir para São Carlos. Um dia um amigo me chamou para dar um rolê à noite e, quando eu peguei o cardápio do barzinho, vi uma assinatura. Fui perguntar ao dono do estabelecimento quem havia feito aquele trabalho, e ele disse que era uma agência de Publicidade e Propaganda de um amigo que tinha acabado de abrir as portas, e que precisava de uma pessoa para trabalhar lá. Neste momento, o dono do barzinho, que era meu amigo, perguntou ‘por que você não envia um currículo lá? Eles estão precisando de alguém e você é tecnólogo em informática’. Eu sabia que essa área era totalmente diferente da Publicidade e Propaganda, mas segui em frente. Enviei meu currículo e logo o proprietário da Div Propaganda entrou em contato comigo. ”, contou Alexandre. 

Ao ingressar no curso, Alexandre percebeu que ainda sabia muito pouco a respeito da área. “Confesso que tive facilidade em algumas matérias, como a de criação, por exemplo, pois já trabalhava há três anos em uma agência, mas em outras matérias a dificuldade apareceu, pois se tratavam de setores do Marketing que até então eu nunca tinha tido contato, como o Planejamento e o Marketing em si. A faculdade além de levantar o meu potencial profissional, me ajudou no meu lado pessoal, pois comecei a planejar mais a minha vida, enxerga-la de maneira diferente e comecei a ter mais cor, mais vida, mais alegria, na minha área de Direção de Arte. Pouco tempo depois de ter começado a graduação, passei a receber propostas de emprego de diversas empresas, coisa que não costumava acontecer.”.

Depois de trabalhar na área de criação na Div Propaganda “onde aprendi tudo do zero, já ainda não tinha formação, além de alguns cursos da área metalúrgica”, contou: “Essa experiência com certeza fez eu me desenvolver bastante, inclusive só ingressei no curso de Publicidade depois de três anos trabalhando lá, não achava que eu ia precisar do curso, mas estava enganado. O curso me mostrou como é a Publicidade e Propaganda fora dos programas de edição, garantindo técnicas e conceitos que foram fundamentais para mim.”.

“Em 2018, após sete anos de experiência na Div, recém-formado na UNICEP e com sede de ganhar mais conhecimento na área criativa, decidi mudar de cidade, após receber uma proposta da Kameleon Comunicação, agência de Publicidade e Propaganda aqui em São Carlos, com uma pegada maior para o Marketing Digital. Nesta ocasião, Gabriele Bueno Zanollo, que hoje é minha gestora, me convidou para trabalhar na Kameleon com uma proposta irrecusável. Foi amor à primeira vista ao Camilo (camaleão que representa a nossa agência), ao ambiente de trabalho e à equipe. Atualmente, faço o que gosto em um lugar que amo.”, explicou Alexandre.

E completou: “Sou Diretor de Arte na Kameleon Comunicação, uma empresa fantástica que sempre esteve aberta às inovações que estive disposto a trazer para cada cliente, como o motion graphics e também selos e modelagens em 3D, segmentos que ainda estou aperfeiçoando na minha carreira. Meu trabalho permite que eu leve para a agência recursos que somente seriam possíveis por meio da contratação de terceiros, e esse é um dos meus diferenciais. Agradeço muito ao meu passado que me proporcionou diversas experiências e a todos os professores que tive no curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP, em especial ao Matheus que alavancou ainda mais meu desenvolvimento nos processos de criação e ao Juka. Eles foram meus maiores parceiros no decorrer de cada semestre e ajudaram muito na melhoria da minha carreira profissional. Por último, mas não menos importante, agradeço também a minha família, meu trabalho e meus amigos. O Alexandre aqui, também conhecido como Alê, continua evoluindo, e isso é fruto de cada experiência que estou vivendo e cada pessoa que estou conhecendo.”.

E pra finalizar Alê deixou uma mensagem: “Cada nova conquista que temos na vida é como um degrau em meio a uma longa escadaria. Dei os meus primeiros passos e hoje estou há 10 anos trabalhando com o que realmente gosto. As ideias movimentam-se dentro de mim, o abstrato torna-se real. Os riscos e rabiscos tomam forma, e a criatividade se une através dos pontos. A cada dia me sinto mais realizado e motivado a seguir com a minha carreira, para chegar no topo da escadaria, que é onde moram meus sonhos e os maiores desejos que desejo alcançar na vida! Também digo que o mundo da Publicidade e Propaganda é um caminho sem volta. Você acaba se viciando e vai se aprofundando cada vez mais em diversas áreas. Não é sobre fazer Publicidade e Propaganda achando que é uma profissão comum, porque não é comum. É sobre vivenciar uma experiência transformadora e que agrega muito conhecimento. Não é algo simples e superficial, mas sim uma evolução.”.

E concluiu: “Por isso destaco a importância de procurar adquirir sempre mais e mais conhecimento. A faculdade vai te ensinar conceitos básicos para você começar a sua carreira, mas cabe a você procurar cursos e especializações para conquistar grandes diferenciais. Fez Publicidade e Propaganda? Faz um curso de Marketing Digital, SEO, Redação... se aprofunde e amplie os seus conhecimentos, afinal, o dia a dia de uma agência de Publicidade e Propaganda exige que os profissionais conheçam um pouco de cada área, a fim de proporem ótimas soluções em diferentes segmentos. Eu sou da área de criação, mas preciso saber um pouco de WEB, de Marketing Digital em si, de Redação, Financeiro... se não meu trabalho não flui com a mesma perfeição que deveria, já que preciso estar alinhado com diversos segmentos para criar artes condizentes. Foque no que você gosta, mas não deixe as outras coisas de lado, afinal ‘Conhecimento é Poder’.”.

Conheça mais sobre o curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP, clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe