No último sábado, dia 26 de novembro, a UNICEP realizou um processo seletivo de bolsas de graduação que irá oferecer bolsas de estudos aos candidatos que melhor se colocarem.
Vários interessados participaram do processo, dentre eles Heloise Lima Zambote, de 32 anos e sua sogra, Eliana Passos Zambote, de 57 anos, ambas prestaram a prova para ingressar no curso de Psicologia.
“Sempre tive o sonho de fazer faculdade, mas quando sai do Ensino Médio fui trabalhar e não fiz nenhuma”, contou Heloise. Em 2016 ela conheceu Eliana, a sogra, que já havia cursado três anos do curso, mas depois parou. “Por influência da minha sogra, resolvi voltar a estudar e me profissionalizar. E estamos nessa busca, somos muito amigas e já demos alguns passos para realizar só de estar aqui.”.
Eliana explicou: “Fiz o Ensino Médio e tinha o sonho de fazer Psicologia, mas naquela época era muito difícil, o curso era integral, mesmo assim prestei o vestibular e fiz até o terceiro ano do curso em uma instituição particular. Depois tive que parar, pois não consegui pagar. Nesse meio tempo, minha vida mudou de rumo, casei, tive filhos e o sonho ficou adormecido, mas sempre busquei conteúdos sobre o assunto, estudei, conversava sobre isso porque estava em mim, não dava para ser diferente. Foi aí que minha nora entrou na minha vida e juntas resolvemos fazer a faculdade.”. As duas realizaram a prova na mesma sala, uma dando apoio a outra.
Os processos seletivos reúnem pais de alunos que vem fazer a prova também. João Martins Egidio, junto de sua esposa, estava acompanhando seu filho que prestou a prova para Medicina Veterinária, a família veio de Santa Rita do Passa Quatro: “Nós somos de São Paulo, mas atualmente vivemos em Santa Rita do Passa Quatro. Estamos aqui conhecendo a faculdade, com muita alegria.”. A família já conhecida São Carlos e afirmaram: “É uma cidade muito atrativa”.
Celso Aparecido Feirão, também estava aguardando sua filha, Maria Eduarda de 17 anos, que participava do processo seletivo para o curso de Medicina Veterinária. A família é de Sumaré: “Estava fazendo uma pesquisa para a minha filha de cursos de Medicina Veterinária e achei a UNICEP. Ela quando criança tinha muito medo de animais. Mesmo assim decidiu fazer Medicina Veterinária”. Celso ainda contou sobre a certeza da filha sobre o curso: “Eu questionei pelo antigo medo, mas ela tem certeza que é esse o curso que ela quer”.
O Diretor da UNICEP, Prof. Dr. Marcelo Ferreira Lourenço, estava presente auxiliando no desenvolvimento do processo seletivo e aproveitou para confirma a importância da ação: “O processo seletivo para nós é muito importante, afinal de contas é uma maneira em que os futuros alunos podem ingressar na instituição”.
Ele ainda explicou que a UNICEP tem também outros formatos para o ingresso, como por exemplo, a classificação do ENEM e a transferência: “Mas são formatos em que o aluno não está aqui presente conosco, ele simplesmente faz a inscrição. Quando nós temos um processo seletivo como esse, é importante porque o aluno pode vivenciar como será o ambiente de estudo, tem a oportunidade de conversar com os coordenadores, de ver como atendemos os nossos alunos, de sentir um pouco desse clima do campus de conhecer as nossas instalações. Utilizar apenas as outras formas de ingresso faz com que o aluno só venha para cá quando estiver matriculado, mas não é isso que nós queremos. Queremos que o aluno se engaje em nosso projeto desde sempre.”.
Quer fazer parte desse projeto? Acesse: www.unicep.edu.br/home
Texto: Ana Lívia Schiavone