No último final de semana, dias 04 e 05 de março, a UNICEP realizou a sessão solene dos cursos concluintes de 2020 e 2021. Centenas de estudantes participaram da entrega simbólica do diploma.
Participaram da sessão solene os egressos dos cursos de Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Comunicação Social (Publicidade e Propaganda), Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Nutrição, Pedagogia, Pedagogia-EAD, Psicologia, Tecnologia em Manutenção de Aeronaves, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia da Gestão da Tecnologia da Informação.
O Diretor Geral fez uma alusão à simbologia do uso das becas nas sessões de colação de grau e parabenizou os formandos “pela dedicação que tiveram para que hoje pudessem receber o aplauso de todos”.
A formanda do curso de Pedagogia, Jhoicy Daiane de Moura, foi a oradora de sexta, confira partes do discurso: “Somos todos diferentes, em cursos diferentes, mas com uma história em comum de superação, ao entrarmos em nossos respectivos, esperávamos desafios, mas nunca imaginaríamos que atravessaríamos uma pandemia em nosso último ano, nada foi fácil e aprendemos que nada será, mas isso tudo serviu para aprendemos muitas coisas, como a importância de viver momentos e a valorização das nossas conquistas...”.
E finalizou: “Vamos seguir juntos... Amigos não se abandonem, desejo que ninguém solte a mão de ninguém, nossa caminhada só começou. Professores, agradecemos muito, pois mesmo depois de o fechamento de um ciclo, vocês ainda nos indicam cursos, vagas de emprego e um abraço, mesmo que seja a distância, obrigada! ”.
No sábado a oradora escolhida foi Veronica Finco Rinaldi, da Psicologia, que começou o discurso falando que “O que realmente muda as nossas vidas são as escolhas que fazemos todos os dias”, e explicou: “Sabe essa frase clichê, pois bem, cada um aqui fez uma escolha de curso e quando a gente escolhe um curso, a gente escolhe também um estilo de vida para o nosso futuro e isso vem com uma responsabilidade... Tenho certeza que aqui há uma plateia de ex-estudantes que vislumbram um mundo completo de conquistas a ser desbravado e nesse ponto, apesar das diferentes profissões encontramos a nossa similaridade.”.
E afirmou: “Nós nos formamos na pandemia, curiosamente em março fazem dois meses que a nossa graduação passou a ser a distância, essa foi uma escolha que nós certamente não fizemos, mas olha que curioso, de um acontecimento como esse, passamos a escolher outras coisas resultantes desse fato, passamos a ter uma disciplina muito maior ao estudar por estarmos online, por exemplo. A graduação significa muito para cada um aqui, essa conquista é nossa, dos nossos familiares, dos nossos professores e dos nossos coordenadores, com certeza essa formatura nos traz um orgulho imenso e um sentimento de realização, ela é fruto da nossa dedicação e do nosso esforço, é obvio que estamos felizes.”.
Ainda no sábado o formando do curso de Direito, Frederico Corazza, fez uma homenagem aos docentes da instituição: “Vocês, professores, são muito especiais, afinal trata-se da profissão mais nobre da humanidade, é através dos professores e dos seus ensinamentos, que nos tornamos quem somos. Ensinar não é só uma profissão, é uma arte, a arte de motivar pessoas por mais desejo de conhecimento... vocês, professores fazem parte de nós... muito obrigado! ”.
A UNICEP deseja sucesso aos concluintes de 2020 e de 2021!
Texto: Ana Lívia Schiavone