UNICEP realiza campanha de Responsabilidade Social nas escolas estaduais

De 18 a 20 de setembro, as instituições de ensino superior particulares (IES) participaram da “Campanha da Responsabilidade Social", projeto promovido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) cujo objetivo geral é organizar, anualmente, nas instituições e/ou em espaços escolhidos por elas, uma mostra de suas ações, isto é, expor os seus feitos nos projetos sociais nas áreas de educação, saúde, cultura, meio ambiente, dentre outros, desenvolvidos ao longo de todo o ano. 

A UNICEP promoveu a ação em duas escolas estaduais. A primeira, terça-feira (18/09), foi na E.E. Fulvio Morgante, em Ibaté e, a segunda ação, na quinta-feira (20/09), na E.E Alice M. J. Francisco, em Santa Eudóxia. 

Esta foi a décima ação em que a UNICEP participa e este ano, o curso de Engenharia Agronômica realizou oficinas de produção de mudas e hortas domésticas, utilizando materiais recicláveis e, ao final das atividades, os participantes levaram algumas mudas. “Conseguimos trazer aos alunos do ensino médio, que ainda vão entrar em uma faculdade, a importância de ser um engenheiro agrônomo e como ele atua diante do mercado. Além disso, apresentamos dentro da sala de aula, algumas técnicas de produção de mudas, ensinando-os a desenvolver em casa também “, disse o docente do curso que estava acompanhando os estudantes da UNICEP, Fernando César Bertonali. 

O curso de Ciências Biológicas realizou orientações sobre o descarte de embalagens e campanha contra a Dengue. “Trouxemos informações sobre o curso e mostramos a eles o mercado de trabalho, reforçando sobre a importância de não deixar resíduos na natureza e sobretudo, não deixar acumular água que transforme o local em um criadouro de mosquito da Dengue. Pudemos, também, explicar sobre o ciclo de vida do aedes aegypti com os microscópios”, disse a coordenadora do curso, Lucia Helena de Aguiar Vieira. Ela ainda destacou que foi exemplificado no estande como os resíduos ficam na natureza e nos aterros sanitários. 

“Sempre prezamos pela parceria universidade-escola, pois é uma forma de estimularmos o acesso à universidade e, com essa ação, eles puderam ver, na prática, o que muitas vezes é passado para eles na teoria. Esse tipo de evento, na verdade, tem que ser constante”, disse a vice-diretora da E.E. Fulvio Morgante, Alessandra Heloisa Garcia. 

A coordenadora da E.E Alice M. J. Francisco, em Santa Eudóxia, Fernanda Ribeiro Lima, disse que ambos os cursos fazem parte do dia-a-dia dos alunos do distrito. “É importante eles vivenciarem esse processo e se interessarem pela agronomia e biologia como graduação, pois fazem parte do contexto que eles vivem, além disso, eles adoraram ver os mosquitos no microscópio e levar mudinhas para casa”, finalizou.

 

Texto: Andrea Vergamini de Castro

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe