UNICEP participou do 21º simpósio de Atividade Física Adaptada do SESC

Na última semana, nos dias 17 e 18 de novembro, aconteceu o 21º simpósio de Atividade Física Adaptada (AFA) do SESC São Carlos, sob o tema “Atividade físico-esportiva e pessoas com deficiência: Prática, Corpos e Territórios”. O evento foi realizado de forma online.

De acordo com o idealizador e responsável técnico do Simpósio AFA, Prof. Msc. Paulo Henrique Verardi, do Setor de Programação do SESC São Carlos, os principais objetivos do simpósio são, de maneira específica, possibilitar que profissionais, educadores, alunos de áreas afins e o público em geral, entrem em contato com metodologias e técnicas de trabalho voltadas às atividades físico-esportivas e de lazer adaptadas às pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais; e ainda, difundir o conhecimento produzido por pesquisadores e profissionais da Educação Física Adaptada e áreas correlatas.

“De forma geral, o objetivo do simpósio é inserir a sociedade sobre os debates ainda necessários sobre as referidas populações”, contou Verardi. O evento é realizado desde 1997 e destaca-se tanto no campo acadêmico quanto no social. “Contando com o apoio de Universidades e organizações vinculadas ao trabalho nas temáticas das pessoas com deficiências, necessidades especiais e ainda da Atividade Física Adaptada. Dele já participaram mais de 6.000 pessoas de todo o Brasil e de países vizinhos. Ao tornar-se internacional em 2002, possibilitou o contato presencial com profissionais de 15 países diferentes. Portanto esses números e a abrangência permitem inferir a sua importância para a área, possibilitando conhecimento profissional qualificado para quem dele participa e ainda, pela contribuição para uma melhor qualidade de vida e participação comunitária equânime para os públicos-alvo do evento.”.

Verardi ainda falou sobre a parceria com a UNICEP: “A principal importância da parceria com a UNICEP, é que essa possibilita a legitimidade acadêmica ao evento. Além disso, a participação de profissionais vinculados a essa Instituição de Ensino na elaboração e divulgação do simpósio, tem contribuído para o sucesso, relevância e difusão dos resultados alcançadas no evento.”.

Para o Diretor Administrativo e de Extensão da UNICEP, Prof. Msc. Maikon V. Vidotti, este evento é de extrema importância, pois permite discutir a inclusão e a acessibilidade através das atividades físicas adaptadas, promovendo e gerando conhecimento e interação de forma multidisciplinar. “Sem contar, o incentivo à prática destas atividades, para as pessoas com deficiência, mostrando todo o diferencial que a prática esportiva proporciona”, explicou.

E finalizou: “A parceria com o SESC São Carlos vem de longa data e temos esta sinergia uma vez que ambas as instituições se preocupam em agregar aprendizado e serviço de qualidade para a comunidade”.

Mais informações, clique aqui!