UNICEP participou de concurso de ideias para Parque Linear do Córrego do Gregório

Estudantes da UNICEP participaram do “Concurso de Ideias para estudantes de escolas de Arquitetura e Urbanismo de São Carlos”, sob o tema soluções de baixo custo em área de Parque Linear do Córrego do Gregório São Carlos – SP e ficaram em terceiro lugar. 

A atividade foi orientada pelo LEAU - Laboratório Experimental de Arquitetura e Urbanismo, um escritório experimental de projeto que faz parte do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UNICEP.

O Concurso foi promovido pela ONG MoveSanca, IAU-USP, UNICEP, Sesc e AEASC, instituições sediadas em São Carlos e ligadas à área de cultura e educação, com a finalidade de encontrar e promover as melhores práticas para ambientes sustentáveis, viáveis economicamente e acessíveis a toda a população. A Prof.ª Dr.ª Ana Lúcia Cerávolo representou a UNICEP na Comissão organizadora do evento.

O resultado, segundo avaliação da Comissão Julgadora, presidida pelo Arq. Cláudio Henrique Pepino, demonstrou a qualidade e criatividade dos trabalhos apresentados, frente às limitações impostas pela área de projeto quanto à presença de infraestruturas de drenagem e mobilidade (vias de tráfego rápido). A Comissão deseja que as soluções apresentadas encontrem acolhimento junto à população e ao poder público de São Carlos para que possam ser adaptadas e utilizadas nesta e em outras áreas de margens de cursos d'água, trazendo melhor qualidade de vida para os usuários da cidade.

A Comissão Julgadora foi formada ainda pelo Arq. Eduardo Araújo Silva, representante da UNICEP; pela Arq. Elisabeth Brígida Bottamedi, representante da AEASC; pela Arq. Luciana Bongiovanni Martins Schenk, representante do IAU-USP; e por Paulo Henrique Verardi, representante do SESC – São Carlos.

Segundo a Comissão julgadora, "a proposta traz soluções ousadas do ponto de vista construtivo, que propõe uma utilização intensa da área, com soluções de renaturalização de parte do córrego canalizado e utilização do espaço sobre o canal com uma praça suspensa, de chapa metálica permeável para ser inundável se houver enchentes. A proposta de diminuição de uma faixa carroçável defronte ao SESC levanta o questionamento sobre o real alcance das intervenções no Parque Linear, dependendo inclusive de uma leitura mais ampla sobre o tema, em curso pelo desenvolvimento do Plano de Mobilidade Urbana de São Carlos".

De acordo com a docente da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Adriana Freyberger,: “Temos como missão apresentar aos alunos o contexto da prática em arquitetura, atuando em projetos de extensão com foco na assistência técnica à população de baixa renda, no apoio e participação das propostas relacionadas ao desenvolvimento urbano de São Carlos, participando ativamente das questões que são pertinentes à nossa cidade (intervenção do calçadão em 2019, discussão sobre mobilidade urbana, entre outros),  e na colaboração dos concursos direcionados aos estudantes de arquitetura, fornecendo suporte para que eles possam desenvolver suas propostas, inserindo-os na prática da arquitetura em um modo desafiador e promotor de novas aprendizagens”.

A docente informou que o desafio dos concursos para os estudantes é uma experiência rica e estimulante, cujos vencedores são escolhidos pelo mérito do trabalho. Para atingir a excelência e construir bons projetos é preciso se envolver em pesquisa, elaborar projetos com ideias sofisticadas, inovadoras e apresentar propostas em linguagem gráfica própria com todos os requisitos de um projeto completo.

A participação dos alunos em concursos de arquitetura, promove o convívio e a parceria, estimula os trabalhos em grupo onde cada participante precisa dar o melhor de si para buscar o resultado. A competição ocorre de forma saudável, buscando aprimorar o conhecimento nos diversos campos da arquitetura. No caso do concurso, os alunos se envolveram nas áreas/disciplinas de urbanismo, paisagismo, desenho urbano e mobiliário urbano para compor o projeto.
 
Adriana ainda explicou que: “Da leitura do edital à entrega do projeto final, o processo exige dos alunos dedicação, análise de projeto, pesquisa sobre o tema e desenvolvimento de um trabalho dentro de um prazo especificado, que em geral coincide com o tempo de aula, exigindo disciplina e organização pessoal para a conquista de resultados”. 

“Receber o terceiro lugar nesse concurso de ideias foi maravilhoso, nossos alunos fizeram um trabalho excepcional, executando muitas das atividades extras sala para dar conta do conteúdo e da proposta do concurso. Nossos alunos e professores ficaram orgulhosos do desempenho do grupo, dando reconhecimento merecido ao trabalho desenvolvido.
Posso dizer que foi com muito orgulho, honra e gratidão que recebemos o terceiro lugar.”.

Os estudantes Vágne Alves da Silva, Flávia Cavicchioli Monteiro e Joselanne Luiza T. M. Bassoi, foram orientadas pela docente. Segundo Vágne: “A professora Adriana Freyberger, sempre está nos incentivando a desenvolver nossas habilidades e participar de concursos. Tivemos pouco tempo para desenvolver o trabalho e ficamos felizes por sabermos que somos capazes. Com mais tempo, o resultado poderia ter sido melhor. Acredito que as experiências nos fazem profissionais melhores, atrelada aos docentes qualificados e comprometidos com aprendizado do aluno.”.

O trabalho está em exposição no Instagram, conferá aqui!

O concurso contou ainda com a participação de mais uma equipe da UNICEP, formada pelos alunos Danilo Machado Mariano, Giulia Soares Falvo, Mariana Pereira e Suzana Queren Valença Barbosa; e orientada pela Prof.ª Ms. Cintia Gomes.

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

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