UNICEP participou da semana da saúde da Electrolux

Na última semana, terça-feira e quarta-feira, dias 19 e 20, os estudantes do curso de Nutrição e Enfermagem da UNICEP estiveram na Electrolux para participar da Semana da Saúde da empresa.

Os estudantes de Enfermagem, acompanhados das docentes Prof.ª Ms. Maria Aparecida Bonelli, Prof.ª Ms. Nayara Cristina Pereira Henrique e Prof.ª Ms.  Gabriela M. Olivato, estiveram na empresa para orientar os colaboradores quanto a dengue (sintomas, formas graves da doença e prevenção) e hábitos de vida saudáveis. Enquanto atividades foram realizadas aferições de pressão arterial e glicemia capilar, contou a docente Maria Aparecida.

Os estudantes da Nutrição estavam acompanhados da docente, Prof.ª Dr.ª Danielle Raquel Gonçalves da Costa. Danielle contou que o curso realizou atividade de Educação Nutricional para adultos (os colaboradores da empresa) com orientação sobre alimentos de consumo comum que são ricos em açúcar, como identificar o açúcar no rótulo nutricional, a importância do consumo moderado destes alimentos e o risco que trazem à saúde quando os consumimos em excesso: obesidade, risco para diabetes. E Orientação sobre alimentação fora do lar: como montar um prato saudável.

“Pudemos perceber que grande parte dos colaboradores ficaram impressionados com a quantidade de açúcar em alimentos que eles consomem no dia a dia, como o suco Néctar de caixinha, nos refrigerantes e em uma única unidade de bala! Mediante esta observação, foram orientados sobre trocas saudáveis que podem fazer na escolha de lanches rápidos, visando a melhor qualidade nutricional de suas refeições. ”, explicou a docente.

A estudante de nutrição, Raissa Agnolon Pallone, contou que: “Estamos explicando aos funcionários da Electrolux, a quantidade de açúcar que tem em porções de certos alimentos que geralmente são consumidos no dia a dia”.

Os estudantes da UNICEP mostraram os diferentes tipos de açúcar, a diferença nutricional entre o demerara, mascavo, mel, adoçante natural e o açúcar refinado, demonstrando que eles têm a mesma caloria, quantidade de açúcar, porém alguns deles fornecem um pouco mais de nutrientes. “Por exemplo o açúcar mascavo e o açúcar demerara que tem menor refino”, contou Raissa e completou: “Apresentamos também alguns nomes que estão nas embalagens, que são mascarados, mas também são açucares. Além disso fizemos avaliação nutricional, aferindo o peso e altura dos funcionários para mostrar se ele está em sobrepeso, obesidade ou se o peso está adequado. Também entregamos folhetos sobre pressão arterial, diabetes e como comer fora de casa, pois aqui na empresa os próprios funcionários montarão os pratos, então falamos sobre porções ideais para a pessoa consumir.”.

E Raissa finalizou: “Como aluna é importante participara desses eventos para ter contato com o público, conhecer os alimentos que eles consomem no dia a dia, ver o susto que levam ao ver a quantidade de açúcar que tem em cada alimento, além de poder passar informações nutricionais. Eu gostei bastante do evento o pessoal está bem interessado.”.