UNICEP participou da Corrida e Caminhada Rosa São Carlos

No último domingo (23), a Prefeitura Municipal de São Carlos, realizou, através do Fundo Social de Solidariedade, a Corrida e Caminhada Rosa São Carlos – 2022 e a UNICEP participou com os cursos de Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Medicina Veterinária.

O evento foi planejado em consideração ao mês de conscientização sobre o Câncer de Mama, assim os cursos da UNICEP participaram da seguinte maneira: a Medicina Veterinária orientou os tutores de pequenos animais sobre a prevenção do câncer de mama; a Nutrição realizou avaliação nutricional calculando IMC (Índice de Massa Corpórea) e circunferência abdominal, além de realizar demonstração de produtos e alimentos para prevenção do câncer; a Fisioterapia aferiu a pressão arterial dos participantes e fez orientações sobre o câncer de mama; já a Psicologia organizou uma roda de conversa, uma trilha de conscientização e um espaço para maquiagem levantando assim a autoestima das mulheres.

O estudante do 8º período do curso de Psicologia, Amanaue Cantú, comentou: “Achei o evento bem completo e organizado. A iniciativa de promover a saúde atrelando as ações à uma atividade com maior aderência (que foi a corrida), é sem dúvida, bem mais proveitoso para o público e a comunidade. As ações sendo multidisciplinares proporcionaram bem mais conhecimento à título informativo sobre a doença e visibilidade para as instituições que estavam ali, como por exemplo a Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos, que pode ser acessada pós-evento também.”.

O estudante afirmou que participar da organização foi extremamente desafiador. “A corrida contra o tempo e a organização de um evento em parceira com o Fundo Solidário da Prefeitura de São Carlos, nos demandou muita responsabilidade e cumprimento de prazos, pontos que foram muito bem gerenciados pela Professora Vanessa e também pela aluna da Psicologia, Ana Julia. O fato de precisarmos trabalhar com um tema tão delicado como o câncer e mais especificamente, o câncer de mama, nos exigiu pensarmos em ações que trabalhassem a autoestima da mulher, a saúde e também a sensibilização na medida certa, por se tratar de um assunto delicado e de fato, emocionante. Nesse quesito, a subcomissão de ações, delineada para a pensar nas atividades do dia, atingiu completamente o objetivo. ”, os estudantes se dividiram em áreas para organizar todas as ações desenvolvidas pelo curso de Psicologia no evento, a atividade vale nota para eles, pois faz parte de uma disciplina.

E Amanaue finalizou: “A promoção e prevenção da saúde para a comunidade é essencial para que a informação chegue até as pessoas que não têm esse acesso direto ou claro. Além das pautas informativas serem literalmente vitais para os participantes de qualquer ação desse tipo, a desconstrução de estigmas e preconceitos da sociedade, historicamente criados, também é foco desse tipo de atividade e que tem total relevância para o autocuidado e a preocupação com saúde também. Quanto mais pudermos chegar às pessoas, mais educação estará sendo disseminada e mais saúde proporcionada.”.

Lembrando que para ajudar a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Mama, a UNICEP está realizando, até o dia 09 de novembro, a campanha de doação de alimentos. Quem quiser participar pode trazer os alimentos e deixar na secretaria, na biblioteca ou na Clínica de Psicologia da UNICEP. Confira quais alimentos podem ser doados: arroz, feijão, café, açúcar, óleo, leite em pó, aveia, macarrão, seleta (enlatado), fubá, bolacha maisena, bolacha água e sal.

Veja as fotos do evento, clique aqui!