UNICEP entregou alimentos para a Rede Feminina de Combate ao Câncer

Durante a campanha de outubro rosa, a UNICEP, com o apoio do curso de Psicologia, realizou a arrecadação de alimentos para o a Rede Feminina de Combate ao Câncer. 

A arrecadação aconteceu vinculada à participação da rede, por convite do curso de Psicologia da UNICEP, ao evento da Prefeitura Municipal de São Carlos, a Corrida e Caminhada Rosa São Carlos, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade.  Curso realizou, durante o evento, uma roda de conversa com Luciana Maia, comunicadora, palestrante e influencer, paciente paliativa, com câncer de mama metastático desde 2018,

A estudante do curso Amábile Borges Nascimento, do 8º período participou da organização e da entrega da arrecadação. “Foi muito interessante organizar as ações, pois elas foram a concretização da teoria que estamos aprendendo em sala de aula. Pensamos em diversas maneiras de sensibilizar, informar o público, fomentar o debate e levantar reflexões sobre o câncer de mama. Por isso foi importantíssimo promovermos a roda de conversa com a Luciana Maia, palestrante e paciente oncológica, e termos uma trilha informativa. Na trilha, os participantes percorriam quatro etapas lúdicas e interativas: a primeira sobre como se prevenir do câncer de mama; a segunda sobre o que fazer quando se recebe um diagnóstico; a terceira sobre quais são os cuidados após o diagnóstico e a última sobre como o psicólogo pode contribuir; com a presença da psicóloga Thais Helena Zapparolli. A troca com o público foi excelente, aprendemos muito com os relatos das pessoas e suas vivências. ”, contou a estudante.

Para ela a conscientização sobre o câncer de mama é muito importante, porque ele é o tipo de câncer mais frequente nas mulheres brasileiras, mas também acomete homens (raramente) e animais (cães e gatos). A doença ocorre por conta do crescimento anormal das células da mama, que se multiplicam de forma repetida até formarem um tumor maligno. 

“A Psicologia tem o papel de pensar a promoção da saúde, apoiando as pessoas a adotarem comportamentos, hábitos de vida saudáveis e prevenir o adoecimento. Para todas as doenças, mas em especial no caso do câncer, obter um diagnóstico precoce é fundamental para evitar o agravamento do quadro, por isso é necessário que as pessoas saibam da importância de fazer o autoexame, de irem ao médico e saberem as instituições de saúde que podem recorrer. ”, explicou a futura psicóloga.
 
E continuou explicando que é fundamental que a sociedade seja mais empática e acolhedora com quem recebe um diagnóstico de câncer de mama, logo, é essencial que a sociedade se informe sobre a temática, para que as famílias, amigos etc. formem a rede de apoio dessas pessoas, as auxiliando, seja em questões práticas do cotidiano, seja no suporte afetivo. Por meio da conscientização, as ideias pré-concebidas sobre o paciente oncológico podem ser descontruídas para que todos saibam que ele não é apenas a doença, mas um ser humano com seus papeis sociais, vontades, sonhos e potencialidades. E que a doença não é o fim, há alternativas de tratamento. 

“A Rede Feminina de Combate ao Câncer, precisa das doações, pois fazem cestas básicas para centenas de famílias de pacientes oncológicos. A Rede apoia de diversas maneiras essas pessoas, que se encontram neste momento de vulnerabilidade, e muitas vezes, sem poder trabalhar. Alimentos e roupas podem ser doados o ano inteiro. Inclusive, vale muito a pena ir ao brechó de lá, que é muito organizado, tem diversas roupas baratas. E o brechó ajuda muito a instituição a se manter financeiramente.”.

E finalizou contando que: “A entrega dos alimentos arrecadados foi muito emocionante. As mulheres da Rede são bastante acolhedoras, têm inúmeras histórias para contar e muito a ensinar, principalmente a dona Irayldes de Oliveira Leite, fundadora da Rede, que tivemos a honra de conhecer.”.

Informações:

Rede Feminina de Combate ao Câncer de São Carlos
Endereço: R. Dr. Serafim Viêira de Almeida, 335 - Jardim Paraiso, São Carlos - SP, 13561-130
Telefone: (16) 99774-6496
Instagram: @redefemininasaocarlos

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe