UNICEP debate o livro o Capa-Branca de Daniel Navarro Sonim

No dia 21 de maio, o curso de Psicologia da UNICEP vai receber a palestra do jornalista Daniel Navarro Sonim, sobre o livro intitulado “O Capa-Branca: de funcionário a paciente de um dos maiores hospitais psiquiátricos do Brasil.”. O evento será realizado no formato online, com transmissão ao vivo, das 10h às 12h, pela plataforma ZOOM. As inscrições serão limitadas a 200 vagas.

As inscrições acontecem do dia 06/05 ao dia 13/05, através do formulário eletrônico, para se inscrever clique aqui. O investimento é de R$30,00 a ser pago via PIX e o comprovante de pagamento deverá ser anexado no momento da inscrição no formulário.

A colaboradora do CAUP – Centro Acadêmico Universitário da Psicologia, Iara Prado Meirelles de Castro, estudante do 5° período do curso, contou que no dia 18 de maio é o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, cujo movimento luta pelos direitos das pessoas com transtornos mentais e Daniel traz em seu livro os relatos e a rotina da população encarcerada no Hospital Psiquiátrico e Manicômio Judiciário do Juquery.

“Nós achamos importante manter vivas as memórias desses dias. Conhecer o dia a dia desses locais nos traz a real noção da importância dos movimentos de Luta Antimanicomial que repensam o modelo clássico de assistência das pessoas com transtornos mentais, pautado na exclusão e encarceramento, e promovendo violações graves aos direitos humanos.”, contou Iara.

E afirmou: “As atividades extracurriculares enriquecem a formação e expandem os muros da grade curricular básica. Os relatos são reais e as memórias ali contidas nos provocam a repensar a forma como a sociedade encara esses indivíduos e, enquanto futuros profissionais, é de suma importância que nosso olhar esteja treinado para enxergar o outro em sua totalidade para não reduzi-lo ao seu transtorno e garantir um tratamento digno e respeitoso.”.

Mais informações pelo e-mail: centroacademicopsico18@gmail.com