UNICEP atende população de São Carlos e de outras cidades em projeto de atividade física

O programa Atividade Física e Saúde da UNICEP tem atendido várias pessoas de São Carlos e de outras cidades com as aulas online. Com a impossibilidade de frequentar grupos, clubes e academias, a prática e a manutenção de atividade física regular têm sido prejudicadas. 

Assim, a UNICEP, por meio do curso de Educação Física, mudou o formato do programa "Atividade Física e Saúde", de prática esportiva voltado para o público em geral, supervisionado por um profissional especializado, criado em 2018, que agora, com a pandemia, passou a ser online, o que permitiu que pessoas de outras cidades participassem.

O Prof. Dr. Fabiano Candido Ferreira, responsável pelo projeto, contou que o mesmo ocorreu de forma presencial na quadra poliesportiva da UNICEP até início de 2020, e agora de forma online devido à pandemia de COVID-19. “O envelhecimento causa uma redução natural na função de vários sistemas fisiológicos que reduz o nível de capacidades físicas como força e potência musculares, agilidade, equilíbrio, flexibilidade, velocidade e capacidade cardiorrespiratória, enquanto a atividade física adequada e orientada combate e até recupera parte dessas perdas, também melhora na composição corporal! O projeto desde o seu início tem essa finalidade para com a comunidade local!”, contou o docente.

E explicou: “A prática de atividades físicas também gera benefícios psicológicos e cognitivos por estimular várias áreas do cérebro envolvidas no controle motor e liberar vários neurotransmissores cerebrais que melhoram o estado de humor e combatem a depressão e o surgimento de demências. Outro fator muito importante é o benefício social que a prática, de atividades físicas coletivas geram na saúde social e psicológica dos idosos.”.

Fabiano disse que devido ao advento da pandemia de COVID-19, e sendo os idosos um grupo de risco para a doença, “com um esforço conjunto entre o departamento de Educação Física e a Diretoria de Extensão conseguimos oferecer o projeto de forma remota online ainda em 2020 e continuamos até o presente momento oferecendo aulas por duas vezes semanais. Esse novo formato, permitiu que idosos de outras cidades também participassem do projeto, sendo algo muito positivo. Devido ao fato do isolamento social reduzir o nível de atividade física da população de forma geral, o projeto nesse molde online também possui horários para adultos não idosos.”.

O programa aplica um questionário no início ao final do semestre para avaliar a qualidade de vida e através dos resultados preliminares, “e pela conversa durante as aulas percebemos uma melhora na qualidade de vida desses idosos, principalmente quanto a redução de dores e convívio social, pois mesmo que de forma online, além dos exercícios físicos, também ocorre um breve bate-papo no início ao final das aulas!”, completou o docente. 

Joaquim Piveta (77 anos) e sua esposa, Neide Alves Piveta (71), são beneficiados pelo programa. “Fiquei sabendo, quando a divulgação do projeto para idosos foi feita no nosso condomínio, em São Carlos, moramos lá por 11 anos, e agora, nos mudamos para São Bernardo em janeiro 2020. Mas continuamos no projeto, do qual já fazemos parte desde maio 2018”, contou Joaquim e continuou: “O Fabiano, com toda sua dedicação e amor pelo que faz, nos convidou se queríamos fazer parte do grupo, mesmo a distância, aceitei e não tenho perdido nenhum exercício, o Fabiano nasceu para cuidar de idosos.”.

“Esse projeto é muito importante, nossa saúde melhorou muito, nossa disposição está excelente, minha idade física foi avaliada para uma pessoa de 52 anos com o aparelho que o Fabiano nos avaliava”, contou o idoso e parabenizou: “Parabéns a ele e a direção da UNICEP por esse projeto fantástico”.

Já Neide completou: “Esse projeto é muito importante pra mim, porque através do alongamento e ginástica, nessa fase de envelhecimento, nos dá uma qualidade de vida melhor, emocional, fisicamente, melhor disposição e nessa fase de pandemia nos livra inclusive de depressão”.

“O Fabiano se interessa muito pela qualidade de vida dos idosos, nos comunicou se havia interesse em continuar no projeto mesmo a distância quando nos mudamos e aceitamos de imediato, porque quando ficamos algum tempo sem os exercícios, nosso organismo sentiu. Só tenho que agradecer à Direção da UNICEP e ao empenho do Prof. Fabiano: Excelente profissional.”.

Já na outra turma também existem pessoas de outras cidades, é o caso de Maria Conceição da Silva Fattori (55 anos). “Fiquei sabendo do projeto através de uma pessoa que frequenta as atividades, me interessei e resolvi fazer uma aula experimental, que gostei muito, moro em Matão”, contou. 

“O projeto se tornou importante para minha melhora nas atividades, pois estava muito parada devido a pandemia. As aulas do Professor Fabiano são excelentes, ele é muito prestativo, sempre corrigindo para não haver erros nos exercícios. Esse projeto está de parabéns!”.

O programa permite que você faça atividade física com qualidade, sem sair de casa e de forma gratuita. As aulas do programa acontecem de segunda e quinta-feira, das 17h15 às 18h05, para idosos (acima 60 anos) e das 18h10 às 19h, para o público em geral. Lembrando que funcionários, docentes e a comunidade em geral podem participar. Para se inscrever é necessário entrar em contato com o Departamento de Educação Física da UNICEP, pelo telefone 3362-2111 ramal 2158 e conversar com o Juliano.

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe