Uma obra de José Saramago foi tema de debate no Clica da UNICEP

Mais um encontro do Clica – Clube de Literatura, Cinema e Artes aconteceu no último sábado (14). Na ocasião foram discutidas as obras "O Evangelho segundo Jesus Cristo", José Saramago.

Para Ana Beatriz Biselli, estudante do 2º período do curso de Psicologia da UNICEP, o Clica é um projeto que disponibiliza e viabiliza a cultura para todas as pessoas, pois é um clube aberto à todos que desejarem participar, sendo parte ou não da UNICEP. “Ter um espaço para discutir livros, filmes e poesias, além de outros tipos de arte, que abordam os mais diversos temas é de extrema importância, pois nos permite entrar em contato com outros tipos de pensamento e desenvolver um senso crítico, além de nos fazer refletir sobre as obras apresentadas”, contou Ana.

Segundo ela: “O Clica é importante, pois é um lugar onde tanto eu, quanto todos que participam podem expressar seus pensamentos e sentimentos através de arte, ou apenas pela pura reflexão que a questão do momento nos proporciona. Ter um clube que promove a cultura e a integração social é também de muita importância para o próprio desenvolvimento social e humano.”.

E ainda completou: “No último encontro, assim como em todos os outros, foi feito uma reflexão sobre uma obra escolhida previamente, quando nos juntamos e discutimos nossas percepções sobre o tema e o associamos ao nosso dia-a-dia. Também há o momento em que cada pessoa tem o espaço livre para se expressar e apresentar algo, seja um livro que achou interessante, uma poesia que leu ou escreveu, uma pintura ou desenho, ou qualquer coisa do tipo. Fazemos sempre uma apresentação musical por meio de nosso professor Marcos Gigante, que traz músicas diferentes todo encontro. O enriquecimento cultural e acadêmico que conseguimos adquirir é muito bom, e ocorre de forma natural.”.

De acordo com o docente responsável pelo Clica, durante o último encontro foi sorteado um livro “que foi um presente para o CLiCA, dado pela Prof.ª Beth Assis. No próximo encontro, também será sorteado um livro de contos de Machado de Assis.”.

Para participar do Clica basta ficar atento à programação:

•    28 set.: "Fahrenheit 451", Ray Bradbury
•    19 out.: "O 'eu' poético no mundo: vivências, reflexões e poesia - implosão da memória que não quer morrer", Tadeu Marcato, poeta araraquarense.
•    26 out.: Tertúlia com Evy Mello sobre a obra "As meninas", de Lygia Fagundes Telles, quando também será discutida a mulher na ditadura militar brasileira - literatura, resistência e feminismo.
•    23 nov.: Tertúlia com Paulo Martins - exibição do filme "Noel Rosa, o Poeta da Vila", com discussão sobre Noel Rosa e sua época.