Sítio Universitário é importante ferramenta de atividades práticas

Para melhor atender aos estudantes dos cursos de Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, entre outros, a UNICEP investiu no Sítio Universitário que, com 12 hectares, tem o objetivo de gerar conhecimento, inovação e desenvolvimento aplicados à agricultura.

O Sítio da UNICEP possui uma estrutura física formada por uma casa sede e por outras casas em ótimo estado de conservação e adaptadas em laboratórios para atender esses cursos. “A Engenharia Agronômica exige aulas práticas como complementação das aulas teóricas na formação dos estudantes, portanto, o sítio é de primordial importância para a realização dessas atividades”, disse a coordenadora do curso de Engenharia Agronômica, Cristiana de Gaspari Pezzopane. Ela, ainda, diz que além das aulas práticas, o sítio também serve como suporte para a realização dos experimentos de trabalho de conclusão de curso, de iniciação científica e dias de campo. “O diferencial do Sítio é ele ser de propriedade da própria instituição de ensino, estar localizado relativamente, próximo e ter suas atividades voltadas aos cursos internos”, falou.

Para isso, o Sítio tem a disponibilidade de água para a irrigação com uma nascente e uma represa e, assim, o estudante tem possibilidade de experimentar um pouco do plantio, da colheita, da criação de gado, aves e suínos, onde se desenvolverá: Bovinocultura de Corte e Leite, Equideo-cultura, Ovinocultura, Avicultura, Suino-cultura, Nutrição Animal e Reprodução Animal.

Para quem gosta da agroindústria da cana-de-açúcar, o sítio possui até um Alambique, onde pode-se produzir cachaça, com máquinas e implementos agrícolas que completam o cenário.

“Todas essas atividades contribuem para a plena formação dos profissionais como os de Engenharia Agronômica, já, que sua maior atuação é diretamente no campo.”, finalizou a docente.

O sítio universitário está localizado na SP 215, Km 136, estrada São Carlos/ Descalvado.

Texto: Andrea Vergamini de Castro