Simpósio de Psicologia abordou racismo e temas atuais da sociedade

Com o tema "Os paradigmas da sociedade contemporânea e a construção das práxis da Psicologia" aconteceu, de 19 a 23 de agosto, o X Simpósio do Curso de Psicologia da UNICEP. O tema foi baseado em assuntos atualmente abordados na sociedade pensando na atuação do psicólogo nas diferentes áreas, sejam elas da inclusão, políticas públicas, desastres, emergências, entre outras.

No primeiro dia, o psicólogo e doutorando da PUC, Kwami Yonatan falou sobre “Invisibilidade do Racismo”. “O título da palestra já traz uma dubiedade de como se visibiliza as questões das relações raciais na nossa sociedade e a invisibilidade que o racismo produz. A partir disso, discorremos sobre qual clínica atuamos na psicologia, quais dispositivos construímos e um pouco de como se escuta o sofrimento de violências estruturais”, falou o profissional que já trabalha em uma clínica específica.

Além da palestra de Yonatan, o simpósio trouxe temas como: Deficiência auditiva e atuação do Psicólogo, com Debora Ceschi Fragall; Redução de Danos, com João Mauricio Pedroso; O papel do Psicólogo no hospital, com Amanda Zani; A Psicanálise e as tragédias brasileiras, com Carlos Eduardo do Carmo Oliveira; Psicologia Oncológica, com Ellen Zapparoli Nunes de Carvalho,  Psicólogo no contexto do hospital psiquiátrico, com Fernanda Tomé Marleta Iezzi e Marilia Pessali; Medicalização na vida de crianças e adolescentes, com Sabrina Marioto e um bate papo sobre "Grupo Ouvidores de Vozes".
 

Confira a galeria completa.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe