Estudantes, docentes e interessados da área estiveram na UNICEP, de 3 a 5 de setembro, participando do 12° Simpósio Continuado de Farmácia e Biomedicina, que aconteceu simultaneamente pelos cursos na instituição.
No primeiro dia, o gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Euro Farma, Eduardo Carelli Junior, falou sobre “Pesquisa & Desenvolvimento na indústria farmacêutica” para a turma do curso de Farmácia. “O objetivo da palestra foi mostrar aos estudantes o fluxo de trabalho e como nasce um projeto até ele virar um medicamento disponível para consumo”, disse o profissional reforçando, também, sobre as oportunidades de carreira dentro da área. “Me senti na responsabilidade de transmitir a eles todo o meu aprendizado, pois já estive na condição de aluno e cheio de dúvidas”, falou.
Ainda no primeiro dia, a biomédica e doutora em ciências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, do departamento de Patologia, Cibele Maria Prado Zinni, ministrou a palestra sobre “O estudo experimental de doenças cardíacas” aos estudantes do curso da Biomedicina. “Falei sobre o que fiz para chegar até aqui, os caminhos que passei, sobre o que é ser um cientista e os estudos que já desenvolvi”, falou.
Também foram abordados durante o simpósio os temas: “Importância da avaliação sorológica em banco de sangue”, com o coordenador do programa de Residência Médica na clínica médica da Santa Casa de São Carlos, Robson Poul Lucas Tiossi, que é biomédico e médico infectologista; “Motivacional para o profissional farmacêutico e biomédico”, com a consultora farmacêutica da Desenvolva Consultoria, Tânia Assuncion Dantas; “A importância da gestão farmacêutica / farmácia clínica e prescrição farmacêutica”, com a farmacêutica bioquímica e tesoureira do CRF-SP,
Dr.ª Danielly Marine e “A atuação do Biomédico na Indústria de Diagnóstico e de Cosméticos”, com Leise Daiana Martins.
Texto: Andrea Vergamini de Castro