Simpaero 2019: Apaixonados por fazer voar

Com o tema “Apaixonados por fazer Voar” aconteceu, de 9 a 14 de junho, o Simapero 2019, o Simpósio de Manutenção de Aeronaves da UNICEP com a presença de estudantes do curso, docentes e profissionais da área.

Com diversos temas que abordaram o mundo da aviação, no primeiro dia de evento o gerente de manutenção de uma empresa aérea da região, Marcos Melchiori, falou sobre “Moral e Ética no Ambiente de Manutenção Aeronáutica”. Ele explicou que se trata de um mercado apaixonante, mas muito desafiador. “Assim como toda profissão, o de mecânico tem suas pressões e desafios, portanto, um erro nesse mercado tem consequências mais severas. Então, nessa palestra, falei sobre a moral e a ética no trabalho que são as premissas básicas para ingressar na área”, ressaltou o profissional.

No segundo dia, o gerente de manutenção da Agência Nacional de Aviação Civil, a ANAC, Eduardo Américo Campos Filho, abordou em sua palestra: “Normas da ANAC Dirigidas a Mecânicos de Manutenção de Aeronaves: RBAC 121 e RBAC 145”. “Tratam-se das normas aplicadas aos mecânicos considerando as empresas de transportes que são chamadas de empresas que operam com o regulamento 121 e as oficinas que operam com regulamento 125. Quando esses estudantes se formarem e seguirem este mercado, mesmo nessas empresas, é importante saberem o que vão encontrar quando concluírem o curso”, falou Filho.

O Simpaero, além das palestras, contou com a visita técnica às instalações de uma empresa aérea da região, foram a uma apresentação aéreas em Bauru, com a presença do astronauta brasileiro Marcos Pontes e exposição permanente da Airship do Brasil, na UNICEP.

Foram abordados também: “Firmeza de Propósito - a chave para alçar voos altos!”, com a Líder de Equipe Graziella de Oliveira e Silva; “Processos Gerenciais em Manutenção Aeronáutica”, com o Major Esp. Tavares (FAB - EDA); “Drones: Tecnologias, Avanços e Aplicações”, com o pesquisador: Lúcio André de Castro Jorge (EMBRAPA – São Carlos); “Qualidade na Manutenção de Aeronaves”, prof. Esp. Rony Alexandre Balduino (UNICEP), “Confiabilidade Humana na Manutenção Aeronáutica”, com o prof. Me. José Nilson Gasparini (IFSP-São Carlos) e “Captação de Talentos”, com a profa. Dra. Ana Rita Gallo.

Confira a galeria completa no site.

Texto: Andrea Vergamini de Castro