Setembro Amarelo e COVID-19 são temas da Campanha de Responsabilidade Social

De 23 a 30 de setembro a UNICEP participou da 16ª Campanha de Responsabilidade Social da ABMES. E pode realizar duas ações dentro da campanha: Orientações sobre o Setembro Amarelo e sobre o COVID-19.

Com o retorno presencial das Clínicas de Nutrição, Fisioterapia e Psicologia, os estudantes dos cursos e também os estudantes de Farmácia, na Farmácia Escola da UNICEP, puderam orientar os pacientes a respeito do Setembro Amarelo e a prevenção ao suicídio com a distribuição de folders explicativos sobre como ajudar na prevenção do suicídio.

Além disso a Clínica de Fisioterapia deu orientações aos pacientes sobre como se proteger do COVID-19. Essas atividades fazem parte da Campanha de Responsabilidade Social e garantem o Selo de Responsabilidade Social para a instituição por mais um ano. Há 13 anos a UNICEP tem o selo.

A estudante de Nutrição da UNICEP, Beatriz Tozo Formenton, acha importante falar sobre o Setembro Amarelo. “Precisamos mostrar para as pessoas que estão em sofrimento mental, que elas podem ter ajuda, que nós queremos e precisamos ajudá-las. A depressão é uma doença silenciosa, por isso sinalizar a população e os profissionais da área é essencial, mostrando a melhor forma de ajudar alguém nessa situação! É importante que todos conversem, falem e coloquem para fora tudo o que incomoda, o diálogo e a compreensão das razões que levam alguém a tirar a própria vida podem reverter esse quadro.”, afirmou Beatriz e completou: “Por isso é tão importante que a sociedade como um todo, família, amigos, escola e grupos de trabalho, estejam atentos aos menores sinais, dispostos e preparados para discutir o tema e encaminhar a pessoa para um tratamento que trará um novo olhar sobre a vida e a vontade de prosseguir”.

Já a estudante de Psicologia da UNICEP, Carolina Lara dos Santos, explicou: “O mês de prevenção do suicídio é importante para alertar e sensibilizar a população sobre os sintomas do problema e a saúde mental. O suicídio pode ser evitado quando há diálogo e a percepção dos sinais que levam a pessoa ao ato de querer tirar a própria vida. Além disso, é necessário compreender que a ideação suicida e o suicídio são uma questão de Saúde Pública, assim o mês serve para alertar não só a população no geral, mas os Profissionais de saúde sobre essa temática.”.

E ainda contou que: “O suicídio afeta todas as faixas etárias, adultos, crianças, adolescestes e idosos, assim é importante ficar atento aos sinais. É importante falar sobre o tema, uma vez que oferecer ajuda nesses casos é essencial, assim a campanha do Setembro Amarelo traz visibilidade necessária para preparar a sociedade para a prevenção do suicídio e informar sobre melhores formas de tratamento para pessoas com sofrimento psíquico.”.

Mara Helena Alvarez Sampaio, Atendente na UPA do Santa Felícia, participou da campanha quando passou pela Farmácia Escola da UNICEP e parabenizou: “Acho a campanha ótima, perdi um sobrinho que se suicidou e acho muito importante que campanhas desse tipo acontecerem sempre”.

Marina Martins de Sousa, estudante do curso de Fisioterapia da UNICEP, participou da ação contra o COVID-19 que aconteceu na Clínica de Fisioterapia e disse: “Nosso papel na fisioterapia é também sermos prevencionistas e desta forma, orientarmos a população quanto aos cuidados que devemos tomar em determinadas patologias. Esse tipo de campanha é essencial pois, através dela, conseguimos explicar a importância da utilização da máscara, o momento certo de trocar, a higienização e conservação da mesma, os sinais e sintomas da COVID-19. E ressaltar algumas ações que devem ser mantidas até a resolução da pandemia, tais como: evitar aglomerações, higienizar bem as mãos, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, manter ambientes bem ventilados, dentre outros. A informação correta e bem difundida muda hábitos e gera/preserva a saúde e é isso que queremos em um momento tão delicado como o que estamos passando.”.

Mais informações sobre a campanha da ABMES, clique aqui!