Serviço de Informação Nutricional

Nos supermercados, hoje, é fácil constatarmos que a indústria nos oferece não só uma grande variedade de diferentes produtos alimentícios como também que estes nos são oferecidos num constante processo de relançamentos e lançamentos, numa competição dinâmica em as empresas investem muito.

Como efeito colateral dessa dinâmica, muitos consumidores ficam com dúvidas, não só sobre a composição nutricional como também com relação ao uso de alguns desses produtos. Para comprovar, basta observar quantos, nos supermercados, consultam os rótulos atrás de mais informações.

Pesquisa informal constatou que o consumidor médio em São Carlos tem dúvidas como: qual a diferença entre um produto diet e um light? Um diabético pode utilizar produtos light? Uma pessoa obesa deve consumir apenas produtos diet? Qual a diferença entre o leite in natura e as bebidas lácteas? O que são os alimentos hipocalóricos? E os hipossódicos?

Educação para o consumo

Porque os rótulos são criados primeiramente para vender e só depois para informar e porque não temos a tradição de exigir que as informações importantes sobre os produtos estejam claramente explicitadas, muitas delas nos passam despercebidas, embora importantes. Por exemplo, normalmente reparamos quando os rótulos anunciam que o alimento não tem colesterol, no entanto, este mesmo alimento pode ser rico em gorduras saturadas e ser tão ou mais perigoso que os concorrentes com baixo teor de colesterol.

É direito do consumidor e obrigação da indústria alimentícia a divulgação clara e legível das informações nutricionais nos rótulos. Temos que divulgar como deve ser feita a leitura correta desses rótulos, até para que possamos exigir rótulos “mais comunicativos”.

Com esses objetivos – fornecer informações nutricionais sobre produtos alimentícios em supermercados e orientar sobre a correta leitura de rótulos e das informações nutricionais neles contidas – os alunos do curso de Nutrição e as professoras nutricionistas Paula Magalhães (mestre), Angélica Manco (mestre) e Érica Borges Rodrigues estão desenvolvendo o projeto Informações Nutricionais em Supermercados.

Nós, consumidores, só podemos agradecer.

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe