Sala Virtual é a ferramenta que facilita o acesso do aluno às informações

Estudantes que, além de desenvolver seus estudos na graduação, necessitam trabalhar em outros períodos para que possam manter a si próprios ou a suas famílias, podem utilizar a sua Sala Virtual da UNICEP, que tem como objetivo propiciar a esses alunos mais oportunidades de aprendizado, uma vez que cada um pode definir critérios e horários de estudo que atendam às suas especificidades.

De acordo com o docente Thiago Taglialatela Cobra, a Sala Virtual representa um interessante recurso aliado às aulas presencias que complementa os estudos e aumenta a interação entre os agentes no processo de ensino e aprendizagem. “O docente ‘constrói’ sua Sala Virtual usando os recursos e ferramentas que julgar mais convenientes aos objetivos de sua disciplina. Alguns exemplos são: disponibilização de material didático (textos, vídeos, imagens, infográficos, planilhas etc.), Fórum de dúvidas, envio de informações através do Mural ou de mensagens particulares dirigidas a alunos específicos, Webconferências (que após o desenvolvimento ficam salvas em vídeos para que os alunos possam rever), dentre muitos outros recursos”, disse o docente reforçando que a capacitação e treinamento dos professores são feitos pelo CEAD, que mantém um canal de apoio constante aos docentes. “Os alunos também recebem treinamento através de material escrito, vídeo e encontros presenciais”, explicou o docente.

Sobre o CEAD
O Centro de Educação a Distância (CEAD), é composto por uma equipe que propôs e estabeleceu os passos iniciais do processo de desenvolvimento da educação a distância na IES. Essa equipe discutiu e projetou o credenciamento da UNICEP para EaD, a oferta de um curso de graduação e a inclusão de 20% a distância em alguns cursos reconhecidos. Hoje essa equipe trabalha em quarto linhas: Disciplinas mediadas por Tecnologia, Sala Virtual de apoio ao ensino presencial, pós semipresenciais e curso de Pedagogia a Distância.

Texto: Andrea Vergamini de Castro