Saiba como realizar o aproveitamento integral dos alimentos com um doce delicioso

Nos últimos dias as pessoas têm reclamado bastante do tempo em que ficam na cozinha, com a vida dentro de casa e a ansiedade maior, todo mundo acaba comendo mais, o que é normal. Pensando nisso, a coordenadora do curso de Nutrição da UNICEP, Valéria Schneider, deu algumas dicas sobre aproveitamento integral dos alimentos, e de quebra, ainda ensinou uma receita de doce de goiaba com maçã, canela e limão siciliano.

Aproveitamento integral dos alimentos, nada mais é do que você conseguir aproveitar o alimento na sua totalidade, ou seja, não desperdiçar nenhuma parte desde que ela esteja própria para o consumo. “De uma maneira geral é pegar os vegetais e utilizar folhas, talos, sementes e a polpa de uma forma que você consiga transformar o alimento in natura em outras preparações, agregando assim, muito mais sabor e mais valor nutricional as suas preparações”, explicou a Nutricionista.

“Eu trouxe uma receita de doce de goiaba com maçã, canela e limão siciliano, que são os ingredientes que eu tinha na minha geladeira. As frutas estavam amolecidas, mas para não desperdiçar e não descartar eu as transformei em outra preparação.”, contou Valéria e completou: “A nutrição preza por isso, para que você aplique a técnica correta de preparo de determinado alimento e aproveite muito bem o valor nutricional, agregando muito mais sabor ao seu dia a dia e conseguindo absorver mais nutrientes, além de propiciar momentos de bem estar e ter uma boa relação com os alimentos.”.

Receita de doce de goiaba com maçã, canela e limão siciliano

Ingredientes:
3 maçãs picadas (sem sementes)
2 goiabas picadas (sem sementes)
Suco de 1 limão 
1 colher (chá cheia) de canela em pó
3 colheres (sopa) de açúcar cristal

Modo de fazer:
Misture as frutas, o suco de limão e a canela em uma panela, leve ao fogo baixo e acrescente o açúcar cristal. Mexa suavemente e deixe cozinhar bem até reduzir o volume. Você pode deixar o doce em pedaços ou se preferir é só triturar com um mixer ou no liquidificador para ter o doce em pasta. 

Bom apetite!

O vídeo com o passo a passo da receita você encontra no Instagram da UNICEP (@unicepsaocarlos).

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe