Revista Parasites & Vectors publica artigo de docente da Veterinária

A UNICEP possui um corpo docente formado por 85% de mestres e doutores com títulos inseridos em importantes publicações científicas. Sendo assim, além de apoiar a pesquisa e inovação, a instituição aposta no ensino de excelência. 

O docente do curso de Medicina Veterinária da UNICEP, Prof. Dr. Gabriel Augusto Marques Rossi, por exemplo, teve seu artigo publicado na revista Parasites & Vectors”, uma das mais importantes revistas da área de parasitologia. Ela possui um elevado fator de impacto (3,3 nos últimos cinco anos) e se enquadra pela CAPES no melhor grupo de revistas (A1).

O artigo trata sobre a pesquisa “Revisão Sistemática e Meta-Análise da Cisticercose Bovina no Brasil: conhecimento atual e caminho a seguir” que, segundo ele, foi realizada em parceria com a Profa. Dra. Sarah Gabriël e a PhD. Inge Van Damme, ambas da Ghent University (Bélgica).

Os objetivos da pesquisa publicada são: compilar e analisar dados sobre a cisticercose bovina no Brasil, abrangendo a epidemiologia, distribuição espacial e impacto econômico da doença no Brasil; realizar uma meta-analise da distribuição nas diferentes regiões brasileiras e ao longo do tempo no país e, baseado nos resultados, discutir possíveis estratégias de controle.  


“A cisticercose bovina é a principal zoonose detectada durante o exame dos animais em frigoríficos, até os dias atuais”, destacou o pesquisador.

A elaboração dessa pesquisa durou cerca de um ano e, segundo ele, após submissão para avaliação pela revista, levou aproximadamente dois meses para ser publicada. “Essa pesquisa pioneira foi concebida para permitir uma melhor compreensão sobre essa doença tão importante para o Brasil. Ela gera impactos econômicos para a Saúde Pública e para toda cadeia produtiva da carne bovina brasileira, e se mantém presente com elevada frequência nos rebanhos brasileiros”, explicou o pesquisador reforçando que existiam uma série de trabalhados sobre ela no Brasil, inclusive em que ele participou da autoria de cerca de 10 artigos sobre esse tema, mas que quando analisados através de meta-analise, permitiu compreender melhor o atual status da doença e discutir possíveis estratégias para controlá-la. 

A pesquisa do docente da UNICEP foi publicada na edição de fevereiro da Revista e pode ser vista através do link.


 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe