Revista Científica publica artigo de aluna do Direito

Isabelle Emy Bonato, estudante do último período de Direito da UNICEP transformou seu Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, em um artigo e publicou na Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. O tema do TCC foi “A responsabilidade da justiça eleitoral frente às propagandas eleitorais em plataformas digitais”.

Isabelle contou que na época do escândalo do Facebook por conta de vazamento de dados em 2018, veio à tona a forma de atuação da Empresa Cambridge Analítica nas Eleições Presidenciais Americanas de 2016 e começou-se a falar em ameaça à democracia caso fosse provado que as eleições poderiam ser manipuladas. 

“Aqui no Brasil havia sido aprovada uma lei que autorizava os candidatos a usarem as plataformas sociais em campanhas. Estávamos em período eleitoral e havia muitas notícias e dúvidas em relação às pesquisas de intenção de voto e como um candidato (hoje eleito) estava à frente usando somente as plataformas e sem participações em debates. Foi então que comecei a refletir em que medida o Tribunal Eleitoral poderia agir para direcionar o uso e limites para campanhas em plataformas de mídia social em um contexto de exploração de dados quando houvesse intuito de influenciar o resultado de uma eleição. Nossa democracia estaria (ou está) ameaçada? E essa indagação acabou resultando no TCC que depois foi adaptado para o formato de artigo para essa publicação.”, contou a estudante.

A futura advogada contou que acredita ser importante divulgar essa reflexão sobre a democracia. “Escolhi essa revista porque meu tema é multidisciplinar e o artigo trata de outras questões importantes, como as Fake News que só recentemente ganharam campo de discussão na seara jurídica. Além disso, o artigo é divulgado em várias línguas, o que permite um alcance maior”, explicou.

Ver o artigo publicado lhe deu a sensação de conclusão de um ciclo. “Ficamos felizes em ver o nosso trabalho publicado e traduzido para outras línguas. É uma experiência bem legal”, concluiu a estudante. 

Referência do artigo:
BONATO, Isabelle Emy. GRANADO, Karina. A responsabilidade da justiça eleitoral frente às propagandas eleitorais em plataformas digitais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 03, Vol. 02, pp. 85-120. Março de 2020. ISSN: 2448-0959  
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/lei/propagandas-eleitorais
DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/lei/propagandas-eleitorais  
 
Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe