Segundo dados apresentados recentemente, pela FAA (Federal Aviation Administration), estima-se que a frota de aeronaves não tripuladas para uso comercial poderá crescer em até dez vezes, saltando de 42 mil aeronaves registradas em 2016 para 420 mil em 2021, sendo esses números um retrato somente do mercado norte americano (FAA, 2017). No Brasil, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), até o mês de abril de 2018 já são 26483 equipamentos registrados para uso recreativo e 14855 para uso profissional (ANAC, 2018).
Assim, a UNICEP traz o curso de extensão de regulamentação, montagem, operação e planejamento da manutenção de drones, com aulas nos dias 15, 22 e 29/09 e 06/10, sábados, das 8h às 13h.
A palavra drone é de origem inglesa e significa "zangão", devido ao som produzido pelos equipamentos multirrotores. Porém, este nome ficou conhecido em todo o mundo, representando toda e qualquer espécie de aeronave não tripulada e comandada por pessoas de forma remota.
Antes da regulamentação, o uso de drones já era permitido para atividades recreativas e competições. Entretanto, já existem cerca de 720 empresas com atividades ligadas a drones no Brasil, atuando desde a fabricação e manutenção do equipamento, até a prestação de serviços, treinamento, tecnologia, seguros, entre outros. O levantamento foi feito por meio do aplicativo da feira Drone Show Latin American, que foi realizada entre os dias 15 e 17 de maio de 2018 em São Paulo.
Com a introdução do Regulamento Brasileiro da Aviação Civil Especial RBAC-E no 94 (ANAC, 2017), definiu-se que o detentor do Certificado de Tipo do projeto do drone deve apresentar um manual de voo que estabeleça as condições, as limitações e os procedimentos para a operação segura, assim como, um manual de manutenção que contenha as informações necessárias para a aeronavegabilidade continuada.
Neste contexto, o presente curso visa apresentar as características desse mercado emergente e as suas oportunidades, assim como, detalhar os requisitos impostos pela regulamentação vigente no que tange a operação segura e eficiente dos drones. O curso, ainda, abordará os registros mínimos de operação e a elaboração de um plano de manutenção para aeronaves remotamente pilotadas e colocará seus participantes em contato com os equipamentos capacitando-os para a correta operação dos mesmos.
O objetivo geral deste curso de extensão é proporcionar aos participantes, interessados na área de aeronaves não tripuladas (drones), oportunidades de familiarizarem-se com a legislação vigente, assim como, aspectos da manutenção desses equipamentos através do correto registro do seu uso e prática na operação desses equipamentos.
O curso é destinado a estudantes e profissionais da área de manutenção de aeronaves; técnicos, tecnólogos, engenheiros e outros profissionais interessados na operação de aeronaves não tripuladas (drones). E o professor responsável será Prof. Dr. Thiago Rodrigo Cicogna.
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
Diretoria de Pós-Graduação e Cursos de Extensão - UNICEP
Rua Miguel Petroni, 5111 – Jardim Centenário – São Carlos – SP – CEP: 13563-470
Telefax: (16) 3362-2111
Telefone direto: (16) 3362-2109
e-mail: posgraduação@unicep.edu.br Site: www.unicep.edu.br/posgraduacao