Em março de 2021 o curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia completa 20 anos. Já são 21 turmas formadas, pois em 2000 duas turmas foram abertas. Em média 500 estudantes foram formados pelo curso.
De acordo com a coordenadora do curso, Prof.ª Dr.ª Juliana Zantut Nutti, a maior conquista do curso são os 20 anos de existência, ou seja, em todos esses anos a procura de profissionais fez com que em todos os anos o curso abrisse novas turmas, “a quantidade de alunos que foram formados e o fato de ser o único curso da região que se adequou às diretrizes de formação do Senado e da Associação Brasileira de Psicopedagogia”.
O curso tem duas modalidades para que os interessados escolham qual área preferem se especializar: Psicopedagogia Clínica e Psicopedagogia Institucional.
Alguns egressos do curso hoje dão aulas na instituição, tanto na graduação, quanto na pós. Além disso a grade de módulos, existência de estágio supervisionado nas duas modalidades, carga horária de 600 horas, de acordo com a resolução do Senado Federal, convênios públicos e privados e formação de alunos da região e de outros estados, “passaram pelo curso estudantes até da Bahia”, contou a coordenadora.
Érica Magalhães Silva Alvim, concluiu a especialização em Psicopedagogia Clínica em 2019, além disso ela é formada em Letras pela Unesp de Araraquara (2001) e especialista em Jornalismo Cultural pela PUCSP (2005). “Eu fiquei muito feliz com o curso. Me inscrevi sem grandes pretensões, mas me apaixonei pelo curso e pela psicopedagogia. O formato semipresencial viabilizou a minha participação, por não exigir muito deslocamento e permitir que eu organizasse meus próprios horários. Ao mesmo tempo, tive acesso a excelentes professoras, que sempre se mostraram disponíveis para orientar e tirar dúvidas.”, contou a egressa do curso.
“O curso me ajudou muito, sou formada em Letras, mas havia me dedicado à área editorial desde a minha formação, então tinha deixado para trás a licenciatura, o que sempre me incomodou um pouco. Além disso, sempre me interessei por Psicologia e Psicanálise. A Psicopedagogia permitiu que eu acessasse e integrasse todos esses interesses à minha vida profissional novamente. Neste momento, estou investindo numa transição de carreira. Já atendo no meu consultório e amo muito o que eu faço.”, afirmou Érica e completou: “Eu gostaria de agradecer à professora Juliana Nutti pela incansável dedicação ao curso e a todas as professoras, que têm compartilhado seus conhecimentos e acolhido os alunos de forma tão generosa”.
Outra egressa do curso é a docente Ana Claudia Figueiredo Rebolho, hoje coordenadora do curso de Pedagogia da UNICEP. “Sou da 1ª turma de Psicopedagogia, há exatos 20 anos. O curso é uma complementação ao curso de Pedagogia. Na graduação de Pedagogia a carga horária abrange um rol de disciplinas básicas e diversificadas e na Pós-graduação em Psicopedagogia o aluno pode se dedicar a temas específicos, pois este é um campo do conhecimento que mescla as ciências da Psicologia e Pedagogia; estudando e analisando o processo de aprendizagem humana.”, contou Ana.
Ana Cláudia ainda explicou que: “O curso me auxiliou na compreensão e identificação das dificuldades no processo de aprendizagem, pois, por meio da interdisciplinaridade e da prática, o aluno é conduzido ao cerne dos problemas envolvidos no processo educacional. Com a formação em Psicopedagogia tive a oportunidade de ministrar aulas nesta pós, o que para mim foi uma honra poder voltar ao curso como professora.”.
E completou: “Tenho orgulho em ter sido aluna da 1ª turma de Psicopedagogia da UNICEP. Uma pós-graduação que vem crescendo a cada dia e formando excelentes profissionais, tanto na área institucional quanto na clínica. Parabéns a todas as pessoas envolvidas! Sucesso, sempre!”.
A diretora da pós-graduação da UNICEP, Prof.ª Dr.ª Luciana Helena Crnkovic, comemorou: “Um curso com 20 anos de tradição traz aos alunos a experiência do passado e as atualizações necessárias frente aos desafios da Psicopedagogia com o futuro. Docentes comprometidos, conteúdo atualizado e uma coordenação com visão, buscando aprimoramento constante.”.
Gostou do curso? Escolha qual das duas especializações combinam mais com você e se matricule agora mesmo:
Psicopedagogia Clínica, clique aqui!
Psicopedagogia Institucional, clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone