Projetos de extensão: Um dia feliz

Um grupo de cidadãos suíços descendentes de São Nicolau de Flüe esteve na igreja consagrada ao santo, no Botafogo, para conhecer os trabalhos desenvolvidos na paróquia.

Familiares descendentes de São Ni­colau de Flüe visitaram a paróquia consagrada ao santo nas férias de julho, e conheceram o trabalho de educação social desenvolvido junto à comuni­dade  pe­lo Projeto Agentes Comunitários de Educação da UNI­CEP.

Alunos do curso de Pedagogia en­ga­­ja­dos no projeto realizaram nes­­se dia atividades de criação com crianças da comunidade, utilizando materiais re­cicláveis. Desenvoltos, os visitantes se integraram ao grupo da UNICEP, participando ativamente em jogos de regras e, superando a barreira natural da língua, estabeleceram comunicação e mantiveram relação bastante simpática com as crianças, as professoras e os agentes do Projeto.

O Agentes Comunitários de Educação é coordenado pelas professoras Rosa F.L. Simo­ni e Her­mínia C.P. Peran­dré, do Curso de Pedagogia da instituição. Segundo a Diretora dos Projetos de Extensão da UNICEP, professora Neise Talarico Saia, o Agentes Comunitários tem logrado pleno êxito nas atividades desenvolvidas. “Or­gu­lhamo-nos dos projetos de extensão desenvolvidos por nossa comunidade aca­dê­mica.”

São Nicolau de Flüe

São Nicolau – “Bru­der­klaus” – santo padroeiro nacional da Suíça, nasceu em 1417 e passou a vida no cantão de Flüeli, on­de foi camponês abastado, juiz hon­rado e pai de dez filhos. Aos 50 anos, porém, Deus chamou-o a deixar tudo e ele, após longas lutas e muita oração, e após o consentimento da esposa, Do­rotéia, resolveu realizar o sacrifício, retirando-se para o vale do Ranft, onde viveu como eremita até a morte.

O Senhor concedeu-lhe muitas graças e lhe conservou a vida sem que ingerisse qualquer alimento além da San­tís­sima Eucaristia. Este fato o tornou famoso por toda a Europa. Grande número de peregrinos vinha ter com ele para lhe pedir conselho e intercessão.

São Nicolau sempre pregou a paz, logrando preservar o povo suíço da guer­­ra civil. Morreu a 21 de mar­ço de 1487 e foi sepultado em Sachseln. Em 1947 foi canonizado por Pio XII. Sua festa celebra-se a 25 de setembro.

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe