Projeto Guri: Unicep consolida parceria

No sábado último (26), nas dependências da Oficina Cultural Regional “Sergio Buarque de Hollanda”, a Unicep teve a grata satisfação de participar, como parceira da Secretaria Estadual de Cultura, dos 10 anos do Projeto Guri. Desde 2004 a instituição de ensino são-carlense abriga as atividades deste projeto, com as aulas sendo ministradas todas terças e quintas-feiras das 13h30 às 17h30 no Campus Miguel Petroni. Nestes dias aproximadamente 180 crianças e adolescentes, com idades entre 8 a 18 anos, participam de aulas de violão, violino, viola, violoncello e coral.

Além da música, a Unicep oferece aulas de computação em seus laboratórios de informática, com programação cuidadosamente preparada por aluno bolsista do curso de Sistemas de Informação e supervisionada por professor do curso. Este é o “Projeto Saci” - Serviço de Aprendizagem à Criança em Informática. Já os profissionais do curso de Enfermagem ministram palestras sempre que são convidados, conforme as necessidades dos participantes.

Outras atividades extras oferecidas pela Unicep são aulas de Jogos e Recreação cuidadosamente preparadas por alunos do curso de Educação Física, sob a supervisão da coordenação do curso. Os participantes do Projeto Guri também têm aulas de Karatê, ministrada por um aluno bolsista que é campeão sul-americano da modalidade. Já os profissionais e alunos do curso de Fisioterapia desenvolvem um projeto de Avaliação Postural e encaminhamento, quando necessário, para possíveis correções na Clínica de Fisioterapia da Unicep.

Profissionais e alunos do curso de Nutrição fazem orientação para uma alimentação correta e balanceada, além de preparar os lanches e sucos no Laboratório de Prática Dietética, com alimentos doados por um supermercado da cidade durante o ano todo. Os participantes do Projeto Guri são transportados dos diversos bairros da cidade por ônibus fretados pela Unicep.

O Pólo do Projeto Guri de São Carlos tem como coordenador, pela Unicep, o professor Wilson Wady Cury, e, pela Secretaria Estadual de Cultura, a senhora Gilmara Amaral Rossi.