Projeto Conecta: Marketing Digital e o Comércio Local

A pandemia de COVID-19 tem exposto uma realidade de dificuldades para os pequenos comerciantes, grande parte pouco afeita às estratégias do e-commerce e do marketing digital. Assim o curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP criou o Projeto “Conecta: Marketing Digital e o Comércio Local”.

“Diante desse contexto, estamos lançando um projeto de extensão e de pesquisa aplicada, destinado a conhecer a realidade desses segmentos de forma a desenvolver um conjunto de práticas que possam contribuir para a retomada econômica desses setores”, explicou o coordenador do curso Pedro Varoni.

A pesquisa aplicada de natureza interdisciplinar será desenvolvida através da estrutura da Agência Escola do Curso de Publicidade e Propaganda da UNICEP.

“Existem muitas soluções de marketing digital disponíveis no mercado, porém a adesão em nossa cidade ainda é muito baixa. O marketing digital poderá ser um importante aliado nesse período de reposicionamento tendo em vista a sua efetividade, custo de implementação e possibilidades de mensuração dos resultados.”, afirmou Pedro.

O projeto terá uma programação inicial de dois semestres, segundo semestre de 2020 e primeiro semestre de 2021 e prevê as seguintes etapas:

1)    Criação de grupo de pesquisa destinado a levantar e interpretar dados da realidade do comércio local de São Carlos; criação de metodologia de trabalho a ser feito em um território específico (um bairro da cidade). Extração, consolidação e análise dos dados quantitativos; elaboração do diagnóstico preliminar de impacto da pandemia de COVID-19 no território escolhido; agendamento e realização das entrevistas qualitativas com a amostra selecionada de participantes do projeto;

2)    Refinamento da pesquisa qualitativa com a amostra selecionada; análise das plataformas e ferramentas de marketing digital existentes; diagnóstico das ferramentas; elaboração das ações de marketing digital; definição dos mecanismos de feedback e controle de efetividade das ações.

O coordenador ainda contou que o lançamento será na quarta-feira, das 19h10 às 19h40 na sala virtual da UNICEP, com a participação dos estudantes e docentes do curso.