Professor da Unicep participa de Encontro Internacional

O professor e pesquisador Rodolfo A. Figueiredo, que ministra disciplinas em diversos cursos da Unicep, teve um trabalho aceito no Encontro Anual da Associação para a Biologia Tropical e Conservação (ATBC). O evento, que tem por tema “Fronteiras na Biologia Tropical e Conservação”, será realizado entre os dias 24 e 28 de julho no Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (MG), contando com o apoio da Sociedade Brasileira de Etologia e do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos. Esta é a primeira vez que o encontro será realizado fora dos Estados Unidos.

O trabalho “Fenologia e Ecologia da Polinização de Peperomia (Piperaceal) no sudeste brasileiro” foi desenvolvido nos três últimos anos de forma conjunta entre o professor Rodolfo Figueiredo (Unicep) e a professora M. Sazima (Unicamp) e concluído no início de 2005. Os pesquisadores brasileiros destacam que as espécies de peperômias (plantas importantes como fontes de substâncias ativas de medicamentos e também ornamentais) foram estudadas em relação ao fluxo de genes. A pesquisa contou com o apoio das duas instituições de ensino (Unicep e Unicamp) e foi realizada em duas Reserva Florestais do Estado de São Paulo (Santa Genebra e Serra do Japi).