Pedagogia EAD é nota máxima pelo MEC

O Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EAD, da UNICEP recebeu, nos dias 27 e 28 de setembro, a comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira Legislação e Documentos (INEP) do Ministério de Educação (MEC) para a realização da avaliação do reconhecimento do curso. No relatório, disponibilizado no sistema e-MEC, os avaliadores atribuíram os conceitos nas dimensões 1, 2 e 3 e seus indicadores, que resultaram na média geral, a atribuição do conceito 5, nota máxima para o Curso.

 Para agregar ao processo de avaliação da educação superior critérios objetivos de qualidade e excelência dos cursos, o INEP criou esse indicador: o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país. O Curso de Licenciatura em  Pedagogia EAD foi avaliada com o conceito máximo  5(cinco).

Ainda, de acordo com dados do e-MEC (2018), no âmbito estadual, de 116 instituições de ensino, o curso do UNICEP está entre os 10 que possuem conceito máximo 5(cinco) e, no Brasil, de 284 instituições, a UNICEP está entre as 18 que possuem conceito máximo 5 (cinco).

Para a Coordenadora do curso, Maria Cristina Braga Tagliavini, o Curso de Licenciatura em Pedagogia, modalidade EAD, teve seu funcionamento autorizado através da Portaria SERES/MEC nº 729 de 2014. O ingresso da primeira turma e o início das atividades ocorreram em agosto de 2015 e os alunos regulares, desde o início, concluirão o curso em dezembro de 2018. Depois que o curso é autorizado é necessário que ele seja reconhecido antes da formatura da primeira turma, de acordo com a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (SERES). “Os cursos devem ser reconhecidos pelo MEC antes da primeira expedição de diplomas e o reconhecimento é obtido a partir do preenchimento de informações sobre o curso, na plataforma de acompanhamento de todos os aspectos da instituição e do curso. Após essa etapa, há a visita do Inep que avalia o corpo docente, laboratórios, biblioteca, matriz curricular e todos os elementos relacionados ao curso. O relatório final dessa comissão define o reconhecimento, exigência de adequações ou o não reconhecimento”, falou Maria Cristina.

A nota, no entanto, é atribuída considerando as instalações físicas da instituição, a formação do corpo docente e administrativo, os recursos pedagógicos e didáticos, além do desempenho dos estudantes do curso em avaliações externas (ENADE). “Portanto, a nota 5, a maior nota, vem carregada de alegria, pois o resultado reflete o trabalho de toda a equipe envolvida com o curso e os recursos tecnológicos necessários”, finalizou.

FONTE para esta matéria: e-MEC(2018).  Disponível em: . Acesso em: 03 Out. 2018.

Texto: Andrea Vergamini de Castro

 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe