“Pedagogia: área que ultrapassa os muros das escolas” é tema na UNICEP

De 13 a 15 de outubro, acontecerá o Simpósio de Pedagogia da UNICEP sob o tema “Pedagogia: área que ultrapassa os muros das escolas”, o evento será online.

De acordo com a coordenadora do curso Presencial, Prof.ª Dr.ª Ana Claudia Figueiredo Rebolho: “Durante o período da pandemia tivemos diversas Lives e Webnários que trataram de diversos assuntos ligados a educação, como por exemplo, problemas de aprendizagem, gestão escolar, violência contra a mulher, exploração sexual de crianças, racismo, metodologias ativas, estudiosos renomados da educação entre outros. Desse modo, para o simpósio de 2021, juntamente com a Prof.ª Dr.ª Maria Cristina B. Tagliavini (coordenadora do curso EAD), pensamos em temas mais abrangentes, que ilustram o curso de Pedagogia além de questões em sala de aula.”

E completou: “Teremos palestras que irão abordar a área da Pedagogia Hospitalar, o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), o Sistema Socioeducativo e o Sistema Penal Juvenil. Temas relevantes para pesquisas que muitas vezes são pouco lembrados.”.

Para a docente da Pedagogia, Prof.ª Dr.ª Michele V. Machado, que é uma das organizadoras do evento, a escolha dos palestrantes foi a partir do trabalho e envolvimento desses em áreas tão importantes na sociedade. “Com pesquisas, experiências e práticas de grande êxito, os palestrantes, com certeza, trarão conceitos fundamentais sobre as áreas, compartilhando práticas e demonstrando as possibilidades para atuação pedagógica. A proposta é contribuir para a compreensão da Pedagogia para além da instituição escolar, demonstrando o quanto este profissional é fundamental em diferentes espaços que envolvem a formação e o desenvolvimento humano.”.

E finalizou: “A participação no simpósio proporcionará ao estudante ampliar sua visão sobre as possibilidades de atuação do pedagogo para além do espaço escolar, conhecendo a quão rica e repleta de desafios é nossa profissão e do tanto que esta faz diferença na sociedade. Conhecendo o espaço hospitalar, os cuidados com a prevenção e proteção, bem como a atuação socioeducativa, o estudante irá compreender a importância de ultrapassar ‘os muros da escola’, conhecer outras demandas que envolvem a profissão, podendo, assim, desenvolverem novos saberes cruciais para a compreensão e transformação de nossa sociedade.”.

Conheça a programação completa:

Dia 13 de outubro – “História da Pedagogia Hospitalar no Brasil e no mundo e sua importância no ambiente hospitalar”, com a Profa. Esp. Ursula Martinez Calderon. Formada em Pedagogia, pela Universidade Paulista, em Psicopedagogia pela Claretiano e em Pedagogia Hospitalar (Pós-Graduação Especialização). Professora do Ensino Fundamental em Escolas do município de São Carlos-SP. Ministrou aulas de 2015 até 2018, nas séries do primeiro ao quinto ano. Professora da Classe Hospitalar – HU UFSCar, de 2019 até o momento presente.

Dia 14 de outubro – “Proerd”, com o Policial Cleber Souza Claudio. Formado no Curso Superior de Soldados da Polícia Militar de São Paulo, Especialista em Fiscalização de Trânsito Urbano e Fiscalização de Transportes de Produtos Perigosos. Especialização em Direção Defensiva, Curso prático e teórico para Formação de Condutores e o curso de Instrutor do Proerd.

Dia 15 de outubro – “Sistema Socioeducativo ou Sistema Penal Juvenil?”, com o Dr. Julio Cesar Francisco. Pedagogo, Mestre e Doutor em Educação pela UFSCar. Foi pesquisador visitante de doutorado no Conservatoire National des Arts et Métiers – CNAM, Paris/França, financiado pelo BEFE – FAPESP. Pesquisador associado ao Laboratoire Interdisplinaire de la Sociologie Économique – Lise/CNAM.

Para acessar as palestras clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe