Outubro Rosa – A UNICEP apoia essa causa

Outubro já ficou conhecido como o mês de prevenção e combate ao câncer de mama. Todos os anos a UNICEP dá orientações aos colaboradores e estudantes sobre o assunto. Esse ano, mesmo em pandemia, não seria diferente.

De acordo com o site do Ministério da Saúde, em 2020 a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) lançou o movimento de conscientização "Quanto antes melhor". E pretende com essa campanha chamar a atenção das mulheres para que elas adotem um estilo de vida saudável, pratiquem atividades físicas e tenham uma boa alimentação para evitar várias doenças, entre elas o câncer de mama. Por conta da pandemia de COVID-19, os cuidados de rastreamento e o tratamento foram prejudicados, então é preciso mostrar que há muita vida após o câncer de mama e a saúde feminina deve ser olhada com muita atenção.

Lembrando que “o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras”, conforme dados do site do Ministério da Saúde (http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3309-quanto-antes-melhor-outubro-rosa-mes-de-conscientizacao-sobre-o-cancer-de-mama).

O curso de Nutrição, além de conversar com os estudantes está apresentando as aulas com slides rosas e muitas vezes os docentes também se vestem de rosa, e incentivam os estudantes a postarem fotos com a #OutubroRosaUNICEP, para espalhar a campanha do bem.

Já o curso de Fisioterapia está usando a Clínica para orientar os pacientes quanto a prevenção, ensinando como fazer o autoexame, além de decorar a clínica com a cor rosa. E estão preparando vídeos explicativos para divulgarmos nas redes sociais, fiquem atentos.

A Enfermagem também vai realizar uma atividade com a elaboração de vídeos explicando sobre a importância de realizar precocemente o exame preventivo para o câncer de mama e colo de útero, além de apresentar os fatores de riscos para essas patologias. Também serão abordados a importância do auto cuidado na saúde da mulher.

A Medicina Veterinária explicará mais a respeito da prevenção em PETs para os donos dos pacientes do Hospital Veterinário Universitário, HVU e os alunos participarão de uma palestra com a Dr.ª Rafaela Bortolotti Viera, docente do curso de Medicina Veterinária da UNICEP, sob o tema “Como prevenir e tratar os tumores de mamas em cadelas e gatas”.

O curso de Psicologia também está orientando os pacientes da Clínica para que façam a prevenção do câncer de mama.

E o curso de Pedagogia está fazendo lives e usando a cor rosa para reforçar a importância da prevenção.

Vista sua camisa cor de rosa e marque o Instagram da UNICEP @unicepsaocarlos, vamos compartilhar essa campanha do bem. 

Texto: Ana Lívia Schiavone

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe