O XII Simpósio de Psicologia da UNICEP foi um sucesso!

De 23 a 28 de agosto, aconteceu o XII Simpósio de Psicologia da UNICEP sob o tema “O cuidar e as práticas psicológicas em diferente contextos" e foi um sucesso entre os estudantes.

De acordo com a estudante do curso e integrante da comissão organizadora, Joice Alves: “O tema do Simpósio representou todos os dias de nosso evento, ilustrando a diversidade que a Psicologia nos oferece”.  

Ela gostou de participar da organização do evento: “É sempre muito bom participar de eventos como esse, é gratificante poder contribuir e aprender sempre com esse tipo de atividade”. 

E explicou: “O simpósio foi especialmente para estudantes de Psicologia e profissionais da área. Acredito que toda experiência é válida, o evento, além de enriquecer ainda mais a nossa formação enquanto futuros Psicólogos, ofereceu uma troca rica de conhecimento com profissionais extremamente responsáveis e qualificados em suas áreas de atuação, o que ajuda a capacitar os alunos e favorece nossa construção de conhecimento no quesito de horas complementares.”.

As palestras foram: “O Cuidado com/nas redes sociais”, com os Profissionais do Conselho Regional de Psicologia - 6ª região, Gustavo Pimenta Muaryama e Carolina Amaral Perroni; “O luto no século XXI”, com a Psicóloga, Dr.ª Elaine Gomes dos Reis Alves, Pesquisadora Convidada do Laboratório de Estudos Sobre a Morte, do Instituto de Psicologia USP; "Os desafios da Psicologia nos Cuidados Paliativos", com o Psicólogo, Nichollas Martins Areco; “Era uma vez... a Psicanálise de Crianças. Conhece essa história?”, com a Psicóloga e Psicanalista, Cláudia Fernanda Bianchi, membro da International Psychoanalytical Association e especialista em psicologia clínica pelo Conselho Regional de Psicologia; “Psicologia Jurídica: Narrativas de uma prática de Psicologia em interface com a Justiça e Justiça Restaurativa”, com as profissionais do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, Maria Amália do Val Simoni (Psicóloga); Carla Pontes Donnamaria (Psicóloga) e Marcia Silva (Assistente Social); e Minicurso “Práticas psicodramáticas online – novos estudos e possibilidades”, com a Psicóloga Claudia Zanchin, Psicóloga clínica na abordagem Psicodramática.

A estudante Isabela Beatriz Massoni, do 4° período do curso adorou o evento: “Superou todas as minhas expectativas! As palestras foram muito interessantes, mas, as minhas preferidas foram a palestra sobre o luto e o minicurso. Acho que me auxiliaram muito a ampliar meus conhecimentos sobre os assuntos tratados, além de me proporcionarem um interesse enorme em aprender mais e até mesmo buscar especializações em uma das áreas. Agradeço por toda organização e pelas palestras incríveis!”.

E a estudante do 8º período, Isabella Frujuelle dos Anjos, também amou o simpósio: “Gostaria de parabenizar e de agradecer o empenho de todos os organizadores. Sem eles não teria acontecido. Conseguimos perceber a dedicação deles tanto na escolha dos temas, que foram muito atuais e importantes, quanto na escolha dos profissionais palestrantes, pois todos foram muito acolhedores, atenciosos, e passaram muito conhecimento com maestria. Aprendi muito com todos. Tivemos palestra com uma profissional do CRP sobre Ética que trouxe questões muito necessárias sobre o manejo do psicólogo nas redes sociais. E também palestras com profissionais sobre temas muito sensíveis relacionados ao luto, o olhar humano para a morte e o morrer, muito importantes neste momento histórico de pandemia em que há como demanda o olhar para o processo do luto, sua elaboração e ressignificação.”.

E continuou: “Além de haver teoria, também houve a possibilidade de encontro e conexão. Para finalizar, tivemos um minicurso sobre Psicodrama que possibilitou uma vivência com os participantes. Isso mostrou que, ainda que de modo virtual, numa realidade como a da Pandemia, em que os psicólogos são buscados para fazer atendimentos remotamente, consegue-se entregar um bom trabalho aos clientes/pacientes. Fico muito feliz e grata por ter essa oportunidade no curso de Psicologia.”.

E para finalizar a estudante Amábile Borges Nascimento, do 6º período do curso contou que o simpósio foi uma ótima experiência, “pois tivemos acesso a conteúdos muito atuais, alguns que eram inéditos e outros que complementaram o que nos foi ensinado em sala de aula. Foi possível refletir sobre as nossas futuras práticas profissionais e nos permitiu ampliar os horizontes de como desejamos atuar e contribuir para a sociedade por meio da Psicologia. Os temas das palestras deste ano foram incríveis, extremamente necessários e sensíveis, como a palestra sobre o luto e como lidar com ele, a necessidade de falarmos sobre a morte e não a encararmos como um tabu. Outros foram tocantes, como a palestra sobre cuidados paliativos. E alguns dos assuntos me deixaram esperançosa, como a aplicação dos círculos restaurativos na área da Psicologia Jurídica e o Psicodrama, nos mostrando, dentre muitas outras coisas, a importância das pessoas serem livres, criativas e espontâneas.”.

Queria ter participado do evento também? Quer fazer psicologia? Conheça o nosso curso, clique aqui!

Texto: Ana Lívia Schiavone
 

Cadastre seu e-mail

E receba novidades exclusivas

Compartilhe