O último encontro do CLiCA discutiu a construção e desmistificação de um herói regional

No dia 31 de outubro, aconteceu mais uma live do CLiCA, Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP que versou sobre “Mito e história de um posseiro do Brasil Colonial nos Sertões de Araraquara: construção e desmistificação de um herói regional”. Mais uma vez o encontro foi on-line.

A tertúlia foi comandada pelo Prof. Dr. Fransérgio Follis, doutor em Sociologia pela UNESP – Araraquara, graduado e mestre em História pela UNESP – Franca. Possui também MBA em Gestão, Docência e Novas Metodologias pela UNICEP - São Carlos, instituição onde também é professor universitário desde 2000. É autor de quatro livros, dois capítulos de livro e vários artigos nas áreas de História e Sociologia.

“Analisando a farta documentação reproduzida, mas pouco explorada e analisada, pela bibliografia que aborda o povoamento dos extensos Sertões de Araraquara, essa apresentação buscou (re)construir a trajetória histórica do posseiro Pedro José Neto nessa região nas últimas décadas do período colonial. Para isso, entretanto, fez-se necessário desconstruir a versão histórica propagada por uma bibliografia regional ufanista e pouco comprometida com a metodologia científica, que baseada em especulações e hipóteses infundadas, transformou esse posseiro num mito dos sertões paulistas, um herói regional civilizador que contra todas as diversidades dos inóspitos sertões teria conquistado imensas porções de terras e se constituído no fundador da freguesia de Araraquara.”, contou Fransérgio.

Doze pessoas participaram do encontro, que ficou gravado e pode ser acessado, clicando aqui!

No encontro também elegeram uma obra para ser discutida futuramente. Da lista do Projeto CLiCA, foi eleita a obra "A metamorfose", de Franz Kafka. Ficou assim a agenda dos próximos encontros, todos on-line e às 9h da manhã:

- 14 nov. 2020: "As intermitências da morte", de José Saramago Saramago.

- 28 nov. 2020: Contos: "Menino a bico de pena", de Clarice Lispector e "A caçada", de Lygia Fagundes Telles.

- 12 dez. 2020: "A metamorfose", de Franz Kafka.

A participação no CLiCA é gratuita para estudantes da UNICEP, ex-alunos e comunidade em geral, e gera certificados de três horas de atividades extracurriculares. Para participar basta preencher a ficha de inscrição no site www.unicep.edu.br/clica e enviá-la como anexo para clica@unicep.com.br. O associado passará a receber todas as informações por e-mail cadastrado e comunidade de WhatsApp, assim como poderá participar da programação em movimento, sugerindo eventos.