O Sol Nasceu para Todos da UNICEP apresentou temas importantes, confira!

Ontem, dia 17 de novembro a UNICEP realizou o 16º Simpósio “O Sol Nasceu para Todos – uma abordagem multidisciplinar sobre as pessoas com deficiência e a sociedade”, em comemoração aos 50 anos da instituição o evento foi presencial e apresentou temas importantes.

Mariana Bressane, egressa da UNICEP do curso de Psicologia e atuante na elaboração das propostas de leis das pessoas com Autismo, foi a primeira palestrante do evento e trouxe a debate o tema: “Aspectos Emocionais em Cuidadores de Pessoas com Autismo”.

“Com certeza a troca de informação entre o profissional e o aluno é muito importante para o currículo acadêmico. Já estive na posição de aluna e os simpósios que participei durante minha formação acadêmica foram de extrema importância para minha formação como profissional.”, afirmou Mariana falando sobre o evento.

E ressaltou: “O número de pessoas com TEA tem crescido consideravelmente nos últimos anos. Para um melhor desenvolvimento das pessoas que possuem TEA precisamos colocar esse assunto em pauta na sociedade para um diagnóstico precoce, intervenções necessárias e para garantir que políticas públicas eficazes sejam feitas. Os profissionais de saúde e educação precisam se capacitar para dar todo suporte necessário para os autistas e seus cuidadores.”.

E completou: “Fiquei muito feliz com o convite. Sou psicóloga há três anos, me formei na UNICEP e sei da importância desses simpósios.”.

Na sequência foi a vez da palestra sobre “Interação Cérebro-Máquina”, Dr. Mario Gazziro.

No período da noite abrilhantaram ainda mais o evento os palestrantes Prof. Taylor Brian, com o tema “O Ski Paralímpico nas Paralímpiadas de Inverno da China” e a Profa. Dra. Heloisa Giangrossi Machado Vidotti, com o assunto “Importância da Acessibilidade na Aviação Civil”.

De acordo com Taylor: “O evento é super importante para a comunidade acadêmica da UNICEP, pois consegue discutir de forma multidisciplinar aspectos relacionados à pessoa com deficiência, para os alunos da graduação é uma oportunidade de poder discutir e ganhar conhecimentos além dos que são oferecidos nas disciplinas da grade curricular”.

E explicou: “O esporte adaptado apesar de ser um tema amplamente discutido entre as pessoas da área de Educação Física, ainda é desconhecido por muitas pessoas. O simpósio me deu a oportunidade de falar um pouco sobre o tema para as pessoas de diversas áreas, abrindo um leque de conhecimento para elas, e quem sabe o desejo de trabalhar com a área, pois dentro do esporte precisamos de uma equipe multidisciplinar para que ele seja desenvolvido da melhor forma possível.”.

Para finalizar Taylor completou: “Foi um prazer para mim poder participar do evento e compartilhar conhecimento, já lecionei na UNICEP em 2019, e poder voltar durante o simpósio foi uma alegria. Agradeço ao professor Miron pelo convite, e espero poder participar mais vezes nos próximos anos.”.

Confira a programação do evento, clique aqui!