O CLiCA, Clube de Literatura, Cinema e Artes da UNICEP voltou e em comemoração aos 50 anos da instituição agora ele é presencial. Em agosto aconteceram três encontros, duas tertúlias sobre a obra de Itamar Vieira Junior, "Torto Arado", nos dias 13 e 27 de agosto, e uma no dia 20 sobre a "Semana de Arte Moderna de 1922 - Literatura e Artes, aspectos gerais", ministrada pela Prof.ª Maria Elizabeth Souza de Assis.
O professor idealizador e coordenador do projeto, Prof. Dr. Marcos Antônio Gigante, falou sobre a obra de Itamar Vieira Junior: “Esta obra premiada, expressão do vigor da atual literatura brasileira, despertou muitas discussões e detalhamentos, de tal maneira que o CLiCA realizará ao menos mais uma tertúlia sobre ela no mês de setembro”.
E explicou que: “Neste ano, além do bicentenário da Independência do Brasil, temos o centenário da Semana de Arte Moderna. Por isso, a programação em movimento está agendando tertúlias que tenham relação com tais temas.”.
O egresso da UNICEP, Jaime Kawakami, licenciado em História, atua na área da Educação, e citou: “’Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil’, disse o escritor Mário de Andrade na abertura da Semana da Arte Moderna em 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. Passados cem anos, este evento ainda é objeto de longas discussões e polêmicas onde até então havia a preocupação em criar uma cultura legitimamente nacional, sem interferência estrangeira”. E afirmou sobre a tertúlia da Semana da Arte Moderna: “De forma clara e objetiva, a professora logrou trazer todo o processo que se deu (e se dá) aqueles dias que abalaram o mundo artístico e cultural brasileiro, para parafrasear o jornalista estadunidense John Reed”.
Além de tudo os participantes ainda concorreram ao sorteio de livros!
E fique atento às próximas datas dos encontros, que acontecem sempre das 9h às 12h, na UNICEP:
- 17 de setembro: “O dia em que Dionísio tirou Apolo para dançar”, livro do Prof. Tadeu Marcato, que ministrará a tertúlia.
- 24 de setembro: Itamar Vieira Junior, “Torto arado” (tertúlia 3).
Lembrando que o clube é aberto à comunidade e a participação é gratuita. O evento além de enriquecer o repertório pessoal e profissional, também gera certificados de três horas de atividades extracurriculares.
Inscreva-se, clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone