Nutrição da UNICEP participa do Congresso de Nutrição - CONBRAN

O curso de Nutrição da UNICEP participou na última semana do Congresso Brasileiro de Nutrição, realizado pela ASBRAN - Associação Brasileira de Nutrição desde 1958 e que acontece de 2 em 2 anos. Em 2020 o CONBRAN aconteceria em Belém, PA, em agosto, mas foi adiado para janeiro de 2021 e transformado em evento virtual por causa da pandemia de COVID-19.

De acordo com a coordenadora do curso de Nutrição, Profa. Msc. Valéria Cristina Schneider, o CONBRAN é o maior evento de nutrição do Brasil. “A aprovação é muito difícil e esse ano conseguimos levar três trabalhos, ficamos muito, mas muito felizes mesmo. O evento é muito interativo, muito legal.”, ela contou.

A docente do curso, Profa. Dra. Maria Sylvia Carvalho de Barros, participou do evento representando a instituição e explicou que o evento foi on-line, em uma plataforma muito interessante, com várias salas para as Conferências dos diferentes temas e para a apresentação dos trabalhos científicos selecionados.

Maria Sylvia explicou que este é o principal evento que reúne nutricionistas e temas relevantes em todas as áreas de atuação profissional. “É onde podemos ter contato com as questões científicas e de interesse na área da alimentação e nutrição. Nesses eventos, podemos nos manter atualizados a respeito das discussões sobre questões de importância para a ciência da nutrição e para a formação de nutricionistas. Participamos, por exemplo de discussões sobre a proposta de novas diretrizes curriculares e sobre as Resoluções recém aprovadas pelo Conselho Federal de Nutrição autorizando Práticas Integrativas e Complementares de Saúde por Nutricionistas. Além disso, é importante divulgar os trabalhos científicos de nossos alunos.”, contou a docente.

A UNICEP inscreveu três trabalhos e todos foram selecionados. No formato de e-poster participaram os trabalhos: "Adequação nutricional de refeições servidas em restaurantes populares", Iniciação Científica da ex-aluna Rebeca Isis de Oliveira Santos sob orientação da docente Maria Sylvia e "Consumo de alimentos processados e ultraprocessados por escolares", TCC das alunas Tamara Yumi Akiyama e Marcela Barros dos Santos, sob orientação da Prof.ª Valéria e co-orientação da Prof.ª Maria Sylvia.

Já o trabalho de Iniciação Científica "Criação de vídeo educativo sobre atitudes e comportamentos de risco de usuários de um restaurante universitário", da ex-aluna Sarah Devides, premiado no último CIC (Congresso de Iniciação Científica) da UNICEP, foi aceito para apresentação oral, que ocorreu no dia 20 de janeiro, última quarta-feira. Lembrando que entre 1.300 trabalhos inscritos apenas 18 foram escolhidos para apresentação oral.

“Nessa edição, não temos alunos participando como congressistas, mas eles estão participando por meio dos trabalhos que inscrevemos e levamos para divulgação”, afirmou Maria Sylvia e completou: “O fato do evento não ter ocorrido de forma presencial prejudicou a possibilidade de interações a respeito dos trabalhos apresentados! De qualquer forma, o fato dos trabalhos terem sido selecionados e aceitos demonstra sua qualidade. O trabalho aceito para apresentação oral foi ainda mais especial, pois concorreu a premiação com outros trabalhos de diversas áreas e instituições. Havia trabalhos de todo o Brasil e foi gratificante ter participado e receber elogios da banca examinadora.”.

Conheça mais sobre o curso de Nutrição da UNICEP, clique aqui.