Nutrição apresenta mais um Seminário Gastronômico de pratos típicos brasileiros

Os estudantes do curso de Nutrição da UNICEP realizaram mais um Seminário Gastronômico.

Dessa vez, foram desenvolvidos os pratos típicos das regiões brasileiras paulista, que produziu o famoso sanduiche de mortadela do Mercadão de São Paulo, brigadeiro e cuscuz; gaúcha que representou o arroz carreteiro, sagu e cuca; mineira com pão de queijo que não poderia ficar de fora, doce de abobora e frango com quiabo; nordestina com pé de moleque, caruru de quiabo, paçoca de carne seca e cuscuz; e do centro-oeste com mojica de pintado, rapadura, arroz com pequi e angu de milho e bolo mane pelado.

A estudante Patrícia Bergo apresentou o tema da culinária nordestina. “O maior desafio para mim foi preparar o prato desde à escolha, que é um tipo de alimentação que não faz parte do dia a dia. Buscar a história desse prato, embora que a gente fale que são pratos comuns, se você for em um restaurante nordestino, você encontrará e é muito difícil achar a história documentada. Outro desafio foi a articulação do preparo para uma grande quantidade de pessoas”, falou.

De acordo com a estudante Suzana M. Rodrigues Ribeiro, do grupo responsável pela gastronomia mineira contou que: “Foi de grande valia participar do Evento Gastronômico, pois pudemos conhecer preparações das diversas culinárias nacionais. Além de elaborar e planejar todo o cardápio, também buscamos saber mais sobre as origens dos pratos típicos apresentados. O maior desafio foi atender exatamente as receitas conforme sua originalidade.”. E afirmou: “Foi uma experiência única, agradecemos nossa coordenadora Valéria em nos proporcionar essa vivência e aprendizado".

Texto: Andrea Vergamini de Castro