Novas tecnologias de ensino permitem ao aluno mais chances de estudar

A evolução das tecnologias da computação tem trazido importantes resultados para o ensino. Tecnologias estas, como a EAD (Educação a Distância), permitem ao estudante aprender, mesmo estando fora da sala de aula.

Com a evolução dos celulares e da internet, é possível agregar as plataformas de EAD cada vez mais recursos didáticos, de modo a permitir que o ensino a distância seja cada vez mais efetivo. O aluno acessa o conteúdo de suas disciplinas a qualquer hora e de qualquer lugar, o que traz um grande benefício, pois permite que alunos que queiram estudar e não conseguem ir à instituição, por diversas razões, possam fazer seus estudos remotamente, a distância.

Na UNICEP, além do curso EAD em Pedagogia, diversos cursos de graduação já possuem 20% do seu sistema EAD. E alguns cursos de Pós-Graduação são 80% EAD e apenas 20% presencial. “As plataformas digitais têm ganhado importância como instrumento de apoio ao ensino na medida em que ampliam a capacidade de entendimento dos conceitos pelas amplas alternativas de ilustração, acesso às informações, simulações, comunicação, e tantas outras funcionalidades por elas disponibilizadas. Hoje, o aluno dispõe, mesmo fora da sala de aula, de um conjunto muito grande de recursos que auxiliam e aceleram seu aprendizado”, disse o coordenador do curso de Engenharia da Computação, Luis Carlos Trevelin.

É a informática trazendo mais inclusão social!

Texto: Andrea Vergamini de Castro