A egressa Maria Ogélia de Souza Munhoz, que concluiu o curso de Ciências Contábeis da UNICEP em 1996, é mãe do egresso Gustavo Munhoz, que se graduou no mesmo curso em 2017. Os dois trabalham juntos no negócio da família, uma empresa de contabilidade.
Maria contou que se identificou com a área contábil em 1988, “quando na empresa que trabalhava comecei a auxiliar o contador nas rotinas fiscais e contábeis, quanto mais eu aprendia mais eu queria aprender e desempenhava meu trabalho com prazer. Aos poucos entendi que realmente seria contadora, pesquisei e havia muitas áreas para trabalhar estando formada, as oportunidades de atuação do profissional contábil sempre foram amplas, então ingressei para o curso de Ciências Contábeis, não me arrependo, sou grata e realizada na minha profissão!”.
Segundo ela naquela época não era comum mulheres na contabilidade e nem na sala de aula, “mas tive ótimos mestres que passaram não só o conhecimento técnico, mas também respeito e ética pela profissão”. Maria também fez, na UNICEP, o curso de MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Empresarial, no ano de 2019.
Há 27 anos, ela é sócia da empresa de contabilidade Racio Assessoria e Consultoria Contábil Ltda, “minha sócia é a minha única irmã Ana Celia, contadora formada na turma de 1991, também faço parte do time de autores da Vamos Escrever que é especializada em produção de textos para empresas, escrevo para a área contábil e fiscal”.
Já Gustavo contou que “desde pequeno sempre tive facilidade com números e sempre gostei de analisar dados e informações. Contabilidade não foi minha primeira opção, cursei três anos (2010 a 2012) de estatística na UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), mas acabei trancando, não era bem o que eu esperava. Alguns meses depois, em 2013, comecei a trabalhar no escritório de contabilidade da minha família, foi uma coisa nova para mim. Apesar do escritório já estar na minha família há bastante tempo, nunca tive muito contato. Então, em 2014, comecei a cursar Ciências Contábeis na UNICEP e me identifiquei muito com o curso e com o trabalho no escritório.”.
Para ele o curso de Ciências Contábeis foi muito importante “tanto para o crescimento pessoal quanto profissional. É um curso de longa data dentro da UNICEP e muito conceituado. O corpo docente como um todo, é bem experiente e tem vivência da área contábil na prática tanto em escritórios, empresas e Receita Federal, são contadores que atuam no mercado e isso ajuda muito na hora de passarem os ensinamentos, os conceitos e a aplicabilidade. O que me ajudou bastante no aprendizado foi estar trabalhando na área enquanto fazia o curso, assim foi mais fácil entender, compreender e aplicar os conceitos aprendidos no curso no dia a dia do escritório.”.
De acordo com Gustavo sua trajetória na contabilidade começou em 2013 quando começou a trabalhar no escritório de contabilidade da família e onde está até hoje. “Eu comecei como auxiliar administrativo, passando por auxiliar fiscal, auxiliar contábil e por fim, hoje sou contador, nesse processo todo foram oito anos. Muita gente pensa que por ser filho do dono é mais fácil e mais rápido subir de cargo, mas não é bem assim, muito pelo contrário, tive que trabalhar mais, produzir mais, gerar resultados e ser o exemplo. Em paralelo estou começando o meu próprio escritório que será uma empresa 100% digital, focado em atender prestadores de serviços do Mercado Digital, como produtores de cursos, gestores de tráfego, agências de lançamentos e marketing, videomaker, designer, social media etc.”, contou o egresso.
O contador acha gratificante seguir os passos da mãe: “Nós compartilhamos conhecimento e evoluímos juntos. Ela é uma contadora com mais de 25 anos de experiência, então tem muito o que me ensinar. Já aprendi muito nesses oito anos que estamos trabalhando juntos, mas ainda tenho muito o que aprender, acredito que ela também aprende comigo, por eu ter uma visão mais jovem dos negócios e tecnologia, a gente troca muita experiência. O interessante de trabalhar junto com a família é que nem tudo são flores, mas no final do dia está tudo certo.”.
Já a mãe, Maria Ogélia, finalizou: “Profissionalmente, foi com imensa alegria que recebi dele o anúncio de que iria cursar Ciências Contábeis e trabalhar conosco, a sua vinda foi decisiva para aliarmos a experiência com a mentalidade mais jovem. Ele trouxe inovação e novas ferramentas de trabalho, que aprimoram nosso modelo de negócio. Como mãe senti muito orgulho em vê-lo seguindo os meus passos, principalmente por ele concluir o curso recebendo as honras da UNICEP e do Conselho Regional de Contabilidade, CRC, como o melhor aluno da turma. O desempenho dele provou que além estar tecnicamente preparado, também abraçou a profissão que realmente tem entusiasmo e o estimula a seguir em frente.”.
Gostou da história dessa família? Se quiser conhecer mais o curso de Ciências Contábeis da UNICEP clique aqui!
Texto: Ana Lívia Schiavone